Apesar de parecer esquisito, o Seguro de Responsabilidade Civil – chamado de seguro de RC – é mais comum do que você imagina. Apenas para fazer um comparativo com algo mais conhecido, é como se fosse aquele seguro para o carro – que a maioria das pessoas já comprou um dia – para evitar pagar os reparos de outro veículo em caso de colisão.
Mas a responsabilidade civil também está relacionada a diversos outros tipos de problemas, especialmente para empresas e profissionais liberais, quando causam prejuízos a terceiros, mesmo que não se tenha culpa disso.
Veja alguns exemplos:
- Um médico, ao errar o diagnóstico de um paciente, pode acabar indicando uma cirurgia desnecessária e ser processado por isso.
- Ou uma transportadora, especialmente nas estradas, onde o caminhoneiro está sempre sujeito a acidentes e assaltos.
- Ou ainda uma empresa de segurança cibernética que tem o sistema invadido, fazendo com que seus clientes tenham as senhas e dados roubados, gerando, assim, prejuízos não só financeiros, mas também na reputação das pessoas ou empresas envolvidas.
Como você pode ver, a maioria dessas situações são imprevisíveis e nem sempre estamos preparados para arcar financeiramente com essas despesas, o que pode afetar diretamente o nosso patrimônio.
Por isso, é tão importante contratar um seguro de responsabilidade civil. Ele deixa os segurados protegidos e com cobertura nesses momentos inesperados, podendo ainda contar com uma equipe especializada para prestar a melhor assistência e resolver tudo com mais tranquilidade.
Cada seguradora define seus produtos conforme sua aptidão a determinados riscos e interesse econômico. Em qualquer situação, os seguros de RC garantem o segurado até o limite máximo contratado junto à seguradora.
Contratar um seguro de responsabilidade civil é muito simples. Se você tem alguma dúvida sobre o assunto, mande uma mensagem para nós!