Curtir a terceira idade com estabilidade financeira e tranquilidade é o sonho de muitas pessoas. E para aproveitar essa fase da vida com uma boa aposentadoria, é preciso se programar. Você já começou a pensar nisso? Confira algumas dicas para criar o seu plano de aposentadoria!
O que é um plano de aposentadoria?
Um plano de aposentadoria é uma espécie de investimento, no qual uma pessoa aplica dinheiro e o acumula ao longo da vida para utilizá-lo como fonte de renda no futuro, quando não estiver trabalhando mais, e, portanto, sem outros rendimentos.
Quais são os tipos de aposentadoria?
Em geral, existem dois tipos de aposentadoria: a pública, que é um direito social dos brasileiros garantido pela Constituição Federal e o INSS, e a privada, também chamada de complementar, que se refere ao resgate dos valores que a pessoa contratante aportou ao longo dos anos.
Como funciona um plano de aposentadoria privada?
Ao contratar um plano de Previdência Privada, você escolhe qual valor pretende receber no futuro, durante a sua aposentadoria, e, a partir disso, faz aportes mensais. Esse dinheiro vai render ao longo dos anos e será resgatado ao fim do período de acumulação.
Quais são as vantagens da previdência privada?
As principais vantagens de fazer um plano de aposentadoria privada são:
- Previsibilidade de ganho futuro;
- Contribuição com o valor correto para o seu objetivo a longo prazo;
- Investimento de baixo risco;
- Facilidade na sucessão de bens.
Como montar um plano de aposentadoria?
Para montar o seu plano de aposentadoria privada ideal, você precisa considerar fatores como:
- o valor da sua renda pretendida para o futuro;
- o período em que pretende receber o benefício;
- o valor da sua renda mensal atual;
- a incidência do Imposto de Renda e da inflação sobre o acumulado;
- a porcentagem de rendimento do investimento.
Dessa forma, você pode seguir os passos abaixo:
1. Defina seu objetivo de aposentadoria
Todo planejamento inicia a partir de um objetivo. E com a aposentadoria não é diferente. Primeiramente, defina aonde quer chegar e quando você pretende se aposentar. Assim que definir quando quer alcançar o seu objetivo, você terá uma motivação a mais para trabalhar de forma produtiva.
2. Verifique com quais receitas poderá contar
A previdência social é um regime compulsório, ou seja, todo trabalhador precisa contribuir para este regime administrado pelo INSS. O valor pode variar conforme a contribuição feita no decorrer dos anos; e o início da aposentadoria depende da idade e tempo de contribuição. Por isso, é importante contar com outras fontes de renda como um plano de previdência.
3. Calcule seus ganhos e gastos financeiros
Faça estimativas do quanto você precisará para manter o seu padrão de vida, contando com despesas como moradia, alimentação, saúde e lazer. É importante ter em mente também os seus projetos de vida, como viagens por exemplo. Ao estimar esses gastos, fica mais fácil saber de quanto você precisará quando se aposentar.
4. Revise o seu planejamento
De tempos em tempos, reavalie o seu planejamento financeiro e analise se você está alcançando as suas metas. Caso a resposta seja negativa, ajuste o seu plano de aposentadoria.
5. Comece o seu plano de aposentadoria o quanto antes
Quanto antes e mais você investir, maior será o valor recebido mensalmente, em sua aposentadoria. Por isso, o ideal é começar assim que possível. Mas se você ainda não começou, lembre-se: antes tarde do que nunca!
Quanto custa um plano de aposentadoria privada?
Existem planos de aposentadoria e fundos de previdência privada com diferentes valores. Esses custos variam de acordo com a instituição contratada e o seu planejamento.
Por este motivo, vale a pena fazer simulações de planos antes de fechar a contratação.
Faça a simulação do seu plano de aposentadoria privada com a Seguros Unimed! Confira os nossos benefícios e escolha a opção que mais combina com você.