Passada a euforia de fim de ano e a chegada do décimo terceiro, quando nos empolgamos e compramos todos os presentes de Natal e a viagem no recesso, é hora de cair na realidade e programar os pagamentos. Se você tirou férias, ainda tem que amargar o salário reduzido no mês. Difícil, hein? Para que a situação não perca o controle, preparamos uma série de dicas fáceis para começar a seguir agora e acompanhar você ao longo do ano.
- VEJA QUAIS CONTAS RECEBEM DESCONTO PARA PAGAMENTO À VISTA. Com isso, você reserva o dinheiro e ainda sobra para outros gastos. O IPVA pago em parcela única tem desconto de em média 10%. Já o IPTU pode chegar a 20% de desconto no pagamento à vista.
- PARCELE APENAS SE NÃO PUDER PAGAR À VISTA. Assim você evita juros desnecessários e ainda pode salvar um pouco de dinheiro para um investimento. Muito melhor chegar no fim do ano com um rendimento extra, não acha?
- PRIORIZE SUAS NECESSIDADES. As liquidações de janeiro são tentadoras, mas você precisa mesmo de tanta roupa nova? Se tiver filhos, o ideal seria pagar a matrícula e o material escolar com esse dinheiro. Se for solteiro, que tal se matricular na academia que você tanto planeja? Prioridades!
- PESQUISE PREÇOS. Nessa época, é comum estarmos cheios de expectativas para o resto do ano. Veja o que precisa ser feito na sua casa, carro, quais cursos quer fazer, o que precisa comprar e compare os preços. Você sempre sai ganhando com um pouco de economia.
- CRIE UM ORÇAMENTO FINANCEIRO. Anote mês a mês tudo que você ganha e tudo que gasta. Em alguns meses os valores variam, então o mais importante é manter o equilíbrio. Sobrou um pouco a mais? Não se prive de conhecer o restaurante da moda.
- INVISTA SEU 13º EM PREVIDÊNCIA. Se você destinar esse montante para um plano de previdência complementar, você fará um investimento e vai poder usufruir futuramente, pense nisso. Assim, você terá um futuro sem apertos e dores de cabeças quando se diz respeitos a questões financeiras.
Com medidas simples, é possível se educar para criar um comportamento de gastos programados e eficaz. Se você começar agora e respeitar seu planejamento, vai conseguir chegar ao fim do ano realizado e melhor preparado para o próximo.