Independentemente da renda, fazer seu planejamento financeiro é uma ferramenta superimportante para identificar gastos, estabelecer um orçamento e conseguir controlar as despesas. Para colocá-lo em prática, comece anotando todos os seus gastos e evitando compras desnecessárias. Além das despesas básicas, como moradia, alimentação, mensalidades, água, luz, internet, transporte, parcelas do financiamento etc., é necessário ter o controle das suas entradas de dinheiro, como salário, comissão, pensão, aposentadoria, aluguel pago pelos inquilinos etc. Assim, dá para identificar áreas onde é possível economizar dinheiro, otimizando seus recursos.
Tire também um tempo para refletir sobre suas metas, levando em conta aspectos que vão além das finanças, como valores pessoais, visão de futuro e propósito de vida. Sabendo aonde você quer chegar e de quanto dinheiro precisa, é possível criar um plano, separando uma parte do que você ganhar para conquistar este objetivo. Lembre-se também de guardar uma porcentagem das suas receitas para investir, ou seja, multiplicar seu capital.
Se houver dívidas, foque primeiro em estratégias para quitá-las: levante os valores devidos, as taxas de juros, assim como os prazos de pagamento. Uma boa opção é tentar renegociar para ter taxas menores. Quem consegue pagar à vista, geralmente, consegue um bom desconto. E para não cair novamente na armadilha das dívidas, tenha uma reserva de emergência para lidar com imprevistos.
O planejamento financeiro não é algo fixo e definitivo. Você deverá adaptá-lo às mudanças na sua vida financeira, calibrando os números, como no caso de uma promoção ou da perda do emprego. O importante é que ele sempre direcione seus recursos para metas específicas, ajudando você a ter uma visão do progresso.
Neste sentido, ter um seguro de vida é parte essencial do seu planejamento financeiro, oferecendo proteção e alívio financeiro em momentos difíceis. Mas não é só isso! O Seguro de Vida Unimed dá cobertura para invalidez, diagnóstico de câncer, garantia funeral e muito mais. Além disso, há cobertura para diárias de internação hospitalar ou internação hospitalar UTI e cobertura de doenças graves – até 24 patologias-, de acordo com o que foi contratado na apólice.
Para quem é profissional liberal ou autônomo, é possível optar pelo SERIT (Seguro de Renda por Incapacidade Temporária), que garantirá sua renda mensal caso você precise se afastar por acidente ou doença. O Seguro de Vida da Unimed ajuda você a manter seu planejamento financeiro nos trilhos mesmo durante as turbulências