No atual cenário de crise, é preciso provar ainda mais competência para avançar na carreira. Mas como fazer isso?
Existem algumas dicas que podem ajudar quem quer ser mais reconhecido e disputar novas posições. Anote aí!
1) Ajude a solucionar problemas
Uma habilidade fundamental para quem quer ser notado no ambiente de trabalho é a de identificar problemas. Esforce-se para perceber o que não está funcionando e seja assertivo ao propor soluções, em vez de apenas se queixar e ver a questão como algo impossível de transformar. Assim, você irá se destacar, além de ser visto como um colaborador criativo.
2) Abandone a zona de conforto
Aparece uma oportunidade, mas, por ser nova, você desiste e sugere que alguém mais experiente a agarre. Errado! Permita-se conhecer novas áreas e projetos. Você só vai crescer quando puder expandir sua atuação dentro da empresa, mesmo que isso pareça difícil a princípio.
3) Observe seus chefes
Tente descobrir quais são os valores levados em conta pela sua chefia. Estude suas atitudes, veja aquilo que elogiam e aquilo que criticam. É um bom termômetro.
4) Expanda sua visão
Foi-se o tempo em que cada um era responsável por um departamento ou uma função. Hoje, todos são cobrados a avaliar a empresa como um todo e é valorizado quem entende o cenário e dá boas ideias. Veja a empresa de modo global.
5) Tire o melhor das pessoas
Nem sempre você trabalhará rodeado de pessoas queridas, eficientes e fáceis de lidar. O mais provável é que encontre colegas complicados. Faça desse limão uma limonada. Aprenda a tolerar os outros e a trabalhar em equipe, mesmo com quem não gosta. Essa característica é importante para quem pretende liderar.
Fonte: InfoMoney