Para cada atendimento dentário realizado o profissional faz um documento chamado Prontuário Odontológico. Ele é um documento obrigatório e muito importante. Nele contem informações como a identificação do paciente e sua história clínica, um detalhado exame clínico, exames complementares, planos de tratamento e evolução do tratamento.
O prontuário permite ao profissional comprovar que o diagnóstico e tratamento foram realizados, além de servir como objeto numa ação judicial. O prontuário é uma importante ferramenta a favor da Segurança do Paciente. Todos os documentos produzidos no atendimento do paciente devem ser arquivados.
O documento nada mais é que a vida do paciente durante a assistência odontológica. Desde a identificação do paciente com nome completo e endereço, como o estado de saúde (comorbidade, se usa medicamento continuo, entre outros), o registro dos procedimentos e materiais utilizados, medicamentos prescritos, resultados de exames. São informações necessárias para minimizar os riscos e garantir a segurança do paciente no tratamento.
Esse deve conter as seguintes informações:
- Identificação profissional – é obrigatório constar em todos os impressos o nome do profissional, o nome da profissão (cirurgião-dentista) e o número de inscrição no conselho regional.
- Identificação do paciente – para a correta identificação do paciente é preciso a inserção de pelo menos dois dados identificadores dos pacientes.
- Anamnese – é a história clínica do paciente, a condição de saúde para assegurar o correto planejamento do tratamento clínico e prevenção de riscos.
- Exame Clínico – exame clinico permitem o reconhecimento dos sinais e sintomas na região bucal.
- Plano de Tratamento – são as possibilidades de tratamento.
- Evolução e intercorrências do tratamento – o profissional costuma descrever no prontuário todas as etapas, especialmente as intercorrências no decorrer do tratamento.
Vale lembrar que os documentos como receitas, atestados e imagens também pertencem ao prontuário odontológico. Todos arquivados e obedecendo as normas legais.
Atualmente alguns profissionais usar o prontuário odontológico digital, uma versão digital dos prontuários de papel. O diferencial do prontuário digital é o armazenamento seguro em nuvem e a facilidade em visualizar todos os documentos na tela do computador garantindo o conforto no atendimento ao paciente.
Boa tarde sou Joaquim Ferreira leite carteirinha 970001900045804 estou com 88 anos 50 anos de UNIMED agora estou inativo por não pagar plano odontológico eu não tenho este plano e não quero por favor preciso de médico e minha carteirinha bloqueada tomem as providências com URGENCIA
Olá Joaqeuim, tudo bem? Nós não temos acesso aos seus dados. Por favor, envie uma mensagem para a nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/segurosunimed/) ou através do telefone 0800 016 66 33.