A prescrição médica eletrônica já é uma realidade do nosso dia a dia que facilita bastante o acesso aos medicamentos. Com o avanço da telemedicina, principalmente após o coronavírus, não é preciso mais sair de casa para ter o tratamento adequado e de forma segura.
Trata-se de uma versão digital da prescrição médica tradicional. Por meio da prescrição médica eletrônica, é possível padronizar as receitas com os nomes dos remédios, horários, dias e doses de medicamentos.
O documento é emitido em formato PDF e pode ser acessado por diversos meios eletrônicos e transmitido por email, SMS e aplicativos de conversas.
Na prescrição eletrônica, é necessário constar as seguintes informações:
- Nome completo do médico, com endereço do consultório, clínica ou local de atuação do profissional;
- Número do CRM (Conselho Regional de Medicina) do médico, sua especialidade e o número do cadastro de Pessoa Física ou Pessoa Jurídica;
- Dados pessoais do paciente como nome, idade, peso e altura;
- Carimbo e assinatura digital;
- Medicamento que será administrado (nome, dosagem e modo de usar), indicações de exames, laudos e atestados;
- Orientações gerais para o paciente.
Principais vantagens
Entre os principais benefícios da prescrição médica eletrônica, estão:
- Facilidade no acesso
Na maioria das vezes, a prescrição médica eletrônica não precisa ser impressa. O acesso pode ser realizado pela internet e até mesmo pelo celular.
- Armazenamento de dados
É possível ter acesso a um cadastro completo dos pacientes, que pode ser atualizado regularmente. Isso garante maior segurança quando for necessário alterar a dosagem ou prescrever novos medicamentos.
- Diminui erros
Quem nunca teve dificuldades para compreender a caligrafia do médico em uma receita? Com a prescrição médica eletrônica, não há mais o risco de interpretações erradas de quantidades e nomes de medicamentos. Lembrando que isso pode até mesmo colocar a vida do indivíduo em risco.
- Facilita a prescrição de medicamentos controlados
Os pacientes podem comprar seus medicamentos de uso controlado com muito mais facilidade: é só levar a prescrição eletrônica até uma farmácia e comprar o item.
- Integração de dados
A prescrição médica eletrônica possibilita a consulta dos históricos de tratamentos anteriores de pacientes. Também proporciona uma comunicação integrada com farmácias, agilizando a rotina administrativa da clínica, já que as informações ficam armazenadas em nuvem. Portanto, contribui com a segurança ao facilitar diagnósticos e a tomada de decisões.
Vale destacar que a prescrição eletrônica segue as novas medidas de segurança previstas na Lei Geral de Proteção de Dados e do Conselho Federal de Medicina.
- Melhora a mobilidade
Por ser prescrita de forma digital, o documento permite maior mobilidade, tanto para médicos quanto para pacientes. E a prescrição médica eletrônica pode ser emitida de qualquer lugar, sem a necessidade de deslocamentos para as consultas presenciais.