Colaborar. Um verbo tão disseminado nas empresas, mas talvez pouco colocado em prática. Por que? Segundo um artigo bem interessante do site Mashable (em inglês), funcionários não conseguem se ajudar mutuamente porque falta confiança.
Isso leva à frustração, uma vez que, sem confiança verdadeira em um time ou em um profissional, todos os processos se tornam mais lentos, com mais gente querendo policiá-los quando poderiam estar se dedicando a atividades bem mais produtivas.
O escritor Stephen M.R. Covey sugere no livro “The Speed of Trust” (A Velocidade da Confiança, em tradução livre) que quando a confiança numa equipe está elevada, a performance aumenta. Quando está em falta, tudo anda devagar, causando prejuízos emocionais e financeiros.
Algumas medidas podem aumentar o nível de confiança em seu trabalho. Entre elas, o básico, que é trabalhar da melhor maneira possível. Depois, ser coerente, sempre alinhando discurso à prática. Vale muito também honrar os compromissos e associar o seu nome à credibilidade.
Por fim, seja transparente, evitando que as pessoas ao redor tenham motivos para desconfiar de você. Demonstre também empatia. Às vezes, uma simples conversa afetuosa pode abrir portas pesadíssimas.
Fonte: Mashable (http://mashable.com/2014/09/