Se você já notou algumas manchas brancas na gengiva enquanto escovava os dentes, saiba que essa condição é muito comum e pode afetar qualquer pessoa. Não entre em pânico — e não tente removê-las à força ou com a escova de dentes.
Existem várias causas para o aparecimento dessas marcas. Apesar de, na maioria das vezes, as manchas brancas na gengiva não indicarem nenhum problema de saúde sério, em alguns casos, elas podem ser sintomas de enfermidades.
Sendo assim, é fundamental que você procure um dentista caso perceba que está com marcas na sua gengiva.
Continue lendo este texto para entender melhor o que são as manchas brancas na gengiva, quais são as principais causas dessas marcas e qual é o tratamento dessa condição.
O que pode causar mancha branca na gengiva?
Há vários fatores que podem causar manchas brancas na gengiva, desde má higiene bucal até doenças mais graves. Por isso, é importante conhecer as principais causas dessas marcas, confira quais são elas a seguir:
1. Leucoplasia
A leucoplasia é caracterizada pelo surgimento de placas ou manchas brancas, que podem aparecer na gengiva, ou em outras partes da cavidade bucal. Essas marcas podem ser irregulares e apresentar textura lisa ou espessa.
Essas lesões podem ser dolorosas ou não. Por isso, se você tiver uma mancha branca na gengiva que dói, procure um dentista o mais rápido possível.
A principal causa dessas marcas é o tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Na maioria dos casos, as manchas são benignas, contudo, em situações mais raras, elas podem ser um indicativo de câncer.
As manchas causadas pela leucoplasia não são removidas facilmente, sendo necessário, em alguns casos, fazer uma cirurgia para remover as placas.
2. Candidíase oral
Essa condição é causada pelo fungo Candida Albicans e é caracterizada pelo aparecimento de manchas ou placas esbranquiçadas na boca, que costumam apresentar uma consistência cremosa.
Nos casos mais leves, somente uma higiene bucal bem feita já é o suficiente para acabar com a candidíase oral. Contudo, nos quadros mais graves, pode ser necessário usar algum tipo de medicamento antifúngico. Por isso, é sempre importante procurar um dentista quando notar algo de errado na sua boca.
3. Efeito colateral de medicamentos
Em algumas situações as manchas brancas na gengiva podem surgir como efeito colateral de algum remédio.
Sendo assim, se você notar que essas marcas surgiram depois que você começou a usar algum medicamento, consulte o médico que fez essa prescrição e pergunte se as manchas brancas podem ser um efeito colateral da medicação.
4. Excesso de tártaro
O acúmulo excessivo de placa bacteriana em razão da má higienização dos dentes também pode ocasionar manchas brancas na gengiva.
5. Nascimento do dente do siso
Essa condição também pode ser causada devido ao nascimento do dente do siso. Nesses casos, é comum notar uma mancha branca na gengiva perto do dente.
O que a mancha branca na gengiva pode indicar?
Como vimos anteriormente, as manchas brancas podem indicar diferentes condições, como o nascimento do dente do siso, excesso de tártaro, candidíase oral, efeito colateral de medicamentos e leucoplasia.
Muitas dessas condições não trazem grandes prejuízos para o paciente, contudo, é importante pesquisar a causa dessas marcas, pois elas podem ser um indicativo de câncer bucal.
Como tirar mancha branca da gengiva?
A forma de tirar as manchas brancas da gengiva varia de acordo com o fator que causou essa condição.
Caso elas tenham sido causadas pela leucoplasia, o tratamento pode variar, em alguns casos só o uso de medicamentos já pode trazer uma melhora efetiva para o quadro, já em outros pode ser necessário realizar uma cirurgia.
Contudo, independentemente de qual seja o tratamento para leucoplasia receitado, é importante que o paciente abandone hábitos como o tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Isso porque esses fatores podem aumentar as chances de reincidências dessa condição.
Já quando as manchas brancas são causadas pelo excesso de tártaro, somente uma limpeza dos dentes feita por um dentista costuma ser suficiente para acabar com esse problema.
Independente de qual seja a causa das manchas brancas na sua gengiva, não tente nenhuma receita caseira para removê-las, pois isso pode acabar agravando a situação.
Quais são os cuidados com a saúde bucal que podem evitar manchas brancas na gengiva?
Para evitar o aparecimento de manchas brancas na gengiva, alguns bons hábitos são:
- cuidar bem da higiene bucal: você pode fazer isso escovando os dentes após as refeições e usando fio dental e enxaguante bucal todos os dias;
- parar de fumar;
- evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
- fazendo consultas periódicas com o dentista: o ideal é uma vez a cada seis meses;
Dessa forma, o profissional poderá avaliar a sua saúde bucal na frequência necessária e poderá detectar problemas bucais, como as manchas brancas na gengiva, logo no início, o que pode facilitar o tratamento.
Sendo assim, é importante que você possa contar com um bom plano odontológico. Acesse o site da Unimed Odonto, confira todas as coberturas disponíveis e contrate o plano que for melhor para você e para a sua família.