A língua é um órgão formado por músculo e revestimento de mucosa, sua função está associada ao paladar, fala e deglutição. Desse modo, é possível perceber o quanto é importante a formação e desenvolvimento correto dela.
Quando há uma alteração na língua, as funções relacionadas à cavidade oral poderão ser comprometidas. Uma dessas alterações é a macroglossia, crescimento anormal da língua que pode causar desconforto e outros problemas.
Nesse artigo você poderá conhecer mais sobre essa deformação, entender o que é, como tratar, quais são os sintomas e muito mais. Saiba mais aqui!
O que é macroglossia?
A macroglossia é uma condição em que a língua é anormalmente grande. Isso pode dificultar a fala, a alimentação e a respiração. A macroglossia pode ser congênita (presente ao nascer) ou adquirida devido a condições como hipotireoidismo, amiloidose ou tumores.
Os sintomas incluem uma língua visivelmente aumentada, problemas de fala, dificuldades para engolir e marcas dos dentes nas laterais da língua. O tratamento depende da causa subjacente e pode variar de terapia fonoaudiológica a cirurgia para reduzir o tamanho da língua, melhorando a qualidade de vida do paciente.
Como saber se tenho macroglossia?
Perceber o crescimento da língua não é tão difícil, mas há outros sintomas que indicam a presença da macroglossia, e não apenas de uma irritação temporária.
Os principais sinais são:
- a língua não cabe na boca, fazendo com que a cavidade esteja sempre aberta;
- dificuldade para respirar devido ao tamanho da língua;
- durante o sono o portador da condição terá mais chances de roncar em consequência do bloqueio das vias aéreas e problemas na respiração;
- geralmente o paciente tem a língua assimétrica, um lado bem maior que o outro;
- a mandíbula será maior pelo crescimento atípico da língua e consequentemente dos ossos do rosto;
- os dentes serão mais afastados do que em uma pessoa que possui a língua normal, podendo gerar vários problemas odontológicos;
- algumas vezes, a língua não fica bem acomodada entre os dentes e isso faz com que o portador sempre esteja mordendo-a;
- dificuldades na hora de se alimentar, problemas na deglutição, mastigação e principalmente na absorção dos nutrientes;
- os dentes ficam mal posicionados;
- maiores riscos de infecções e traumas na língua;
- presença de lesões nos cantos da boca;
- a boca fica mais seca devido à respiração bucal;
- problemas no trabalho muscular para emitir os sonos, maior dificuldade na hora de articular as palavras que serão ditas:
- salivação em excesso, pois o tamanho da língua ocasiona dificuldade para engolir a saliva.
Causas da língua grande
A macroglossia, quando causada por erros genéticos, a criança já recebe o seu diagnóstico assim que nasce. Por exemplo, é comum pessoas com Síndrome de Down ou com Síndrome de Beckwith-Wiedemann possuírem a língua maior.
Já um dos fatores que não estão ligados aos genes pode ser a obesidade. Pesquisas mostraram que quando um indivíduo está com sobrepeso, existe excesso de gordura na língua. Consequentemente, ela aumenta o seu tamanho.
O crescimento da língua pode ser transitório ou permanente
Aumento da língua transitório
As principais causas do aumento temporário da língua são:
- bolsas de líquido acumulado nos tecidos, órgãos ou locais no corpo humano;
- inchaço na pele que não causa dor, causado por alergia a pelo de animais, pólen, medicamentos ou veneno.
- pancadas que causam hematomas causados pelo rompimento de vasos;
- intoxicação por medicamentos ou alimentação;
- ferroadas ou picadas de insetos;
- diabete melito, se presente nas quatro primeiras semanas de vida de um bebê.
Aumento contínuo
As principais causas da macroglossia são:
- presença de cistos e tumores;
- lesão em vasos que transportam sangue que geram problemas de má formação nas estruturas vasculares, chamada hemangioma;
- malformação das células saudáveis
- presença de tumores na língua do paciente, fazendo com que haja o crescimento da língua.
Então, na presença de tumores é muito importante que o paciente fique atento e realize consultas com médicos especialistas frequentemente.
Distúrbios metabólicos
Algumas disfunções mais raras que podem gerar o crescimento da língua são:
- amiloidose sistêmica: o depósito de proteínas amiloides em alguns tecidos conjuntivos, músculos, nervos periféricos e órgãos;
- escleredema Buschke: uma doença no tecido conjuntivo que endurece o local e, geralmente, não permite que volte ao normal.
Malformações congênitas
Como citado anteriormente algumas malformações podem estar associadas a essa anomalia. Entre elas:
- Trissomia 21, conhecida como Síndrome de Down;
- Síndrome de Beckwith-Wiedemann;
- Síndrome de Hajdu-Cheney;
- Síndrome do Mosaico;
Desarranjos hormonais
Os hormônios também podem estar associados ao crescimento anormal da língua.
- acromegalia
- macroglossia devido ao hipotireoidismo, ou seja, causada pela disfunção na tireoide.
Como diminuir o tamanho da língua e como tratar a macroglossia?
Uma dúvida que muitas pessoas têm é: a macroglossia já possui cura ou é um problema para sempre?
Nesse sentido, vale informar que existe cura e formas de reverter a situação.
Entretanto, para realizar o tratamento desta anomalia é necessário identificar qual foi a principal causa e qual a intensidade. Pois, através dessas respostas é possível definir se existe possibilidade de corrigir ou não por uma cirurgia de redução.
Em crianças, uma solução da macroglossia é a glossectomia parcial, que retira uma parte da língua.
Então, o principal objetivo é a redução do tamanho da língua, fazendo com que ela fique proporcional ao tamanho que ela deveria ser.
Quando há o desenvolvimento de tumor, pode ser necessário, em último caso, a glossectomia total, que retira totalmente o músculo da boca. Nesse caso, existem algumas opções médicas de reconstrução do músculo, embora não retornem 100% de sua funcionalidade.
Nos casos de macroglossia relacionados a outras doenças, a cirurgia deve ser discutida. Entretanto, dependerá dos sintomas que o paciente apresenta.
Quando não há a presença de sintomas, pode ser que não haja a necessidade de um tratamento invasivo, mas apenas de lidar com a causa do problema.
E aí, já tinha ouvido falar em macroglossia ou lida com isso, mas não sabia que há nome? Embora seja algo incomum, é importante se preparar para lidar com imprevistos na sua saúde bucal. Se quiser continuar aprendendo, confira outras doenças da língua e tratamentos indicados!