Você já deve ter ouvido que fazer investimentos é uma boa maneira de conquistar seus objetivos. Geralmente, isso está ligado a um tipo bem comum de investimento, o financeiro. Mas hoje vamos falar sobre um outro tipo de investimento, que também pode apresentar ótimos retornos para a sua vida financeira e cotidiana de modo geral: o investimento em você.
Investir em conhecimento e qualificação traz vantagens. Além do ganho cultural pessoal – você se torna uma pessoa ainda mais interessante –, é benéfico também para a sua carreira profissional, visto que, no atual cenário, ser relevante é muito importante para se diferenciar no mercado de trabalho.
Mas o primeiro passo pode ser o mais difícil a ser dado. Portanto, é necessário se organizar para criar o hábito de investir em conhecimento. O fator primordial é ter em mente que essa atitude é um investimento e não um gasto, afinal, algum dia isso trará um retorno a você.
Outro ponto é gerenciar melhor o seu tempo, afinal, a falta de tempo não é motivo para negligenciar as suas prioridades – e, nesse caso, a prioridade é você. Perceba quanto tempo se gasta nas redes sociais, por exemplo. Use estratégia e disciplina para que, aliado a algumas mudanças de hábitos, você consiga gerenciar seu dia entre as atividades cotidianas, investimento em conhecimento e atividades físicas.
E invista na aquisição de conhecimento: amplie seus horizontes com livros, cursos de aprimoramento, treinamentos e outras formas de aliar prazer e aprendizado.
Desafie-se: é natural sentir-se desconfortável tentando algo novo, mas a recompensa e o amadurecimento costumam valer a pena.
E, por fim, compartilhe seu conhecimento. Além de praticar o que aprendeu, você agrega valor para quem está à sua volta, demonstrando também que se esforça para aprender cada vez mais, deixando o networking ainda mais atraente.
Agora que os motivos estão listados, o que você está esperando para começar uma nova atividade? Você não vai se arrepender!