Ter habilidades técnicas em áreas específicas pode colocar você numa posição de destaque dentro de uma empresa, seja ela de pequeno e médio porte ou uma grande corporação.
Porém, o que está se tornando uma exigência e vai, de fato, ajudar você a brilhar na sua carreira é a Inteligência Emocional. Ela tem tudo a ver com o seu comportamento. Por isso, os holofotes, agora, estão no desenvolvimento de habilidades comportamentais, chamadas de soft skills.
O processo de aprendizagem nesta área precisa ser constante para que possamos lidar com as situações complexas do dia. e a Inteligência Emocional é uma das principais e mais importantes habilidades que precisamos desenvolver ao longo da vida.
Quando bem trabalhada, essa é uma competência que traz maior equilíbrio na vida pessoal e sucesso profissional para quem almeja evoluir na carreira.
Nós separamos cinco dicas para você aprender a desenvolver sua inteligência emocional:
1. Analise seu comportamento
A ideia é observar suas reações físicas e emocionais diante de situações e avaliar a forma como elas impactam seu cotidiano e suas relações. Isso também vai ajudar você a descobrir quais os gatilhos para elas.
2. Domine as emoções
Muitas vezes, agimos sem pensar, no calor de uma discussão, por exemplo. Atitudes impulsivas, geralmente, não nos ajudam na tomada de decisões. É preciso treinar o autocontrole. Aqui, vão alguns exercícios contribuem com esse processo: respiração; meditação; caminhada; corrida; pilates; práticas regulares de atividades físicas, em geral.
3. Trabalhe as emoções negativas
Ninguém está livre de lidar com emoções negativas que nos afligem. É inevitável. Quando ficamos remoendo sentimentos internamente, perdemos nossa estabilidade emocional. Por isso, quando emoções negativas, como raiva, medo, insegurança e tristeza aparecem, precisamos dominá-las. Se por algum motivo não conseguimos, é hora de procurar um psicólogo.
4. Aumente a autoconfiança
Ter em mente quais são seus objetivos e trilhar um caminho para alcançá-los não é tarefa fácil. Para que isso aconteça de forma natural, é preciso reconhecer seus pontos fortes e os fracos também e, assim, trabalhar para aprimorá-los. A autoconfiança é essencial para chegarmos nesse ponto. Então, comece a acreditar no seu potencial e valorizar suas habilidades. Isso vai dar mais ânimo e ajudar você a alavancar sua carreira.
5. Lide melhor com a pressão
Pressão todos nós sofremos. Seja na vida profissional ou na vida pessoal, e até de nós mesmos. Mas a grande sacada aqui é sabermos dar prioridade para o que realmente é importante, sem deixar que a ansiedade tome conta das situações. Uma saída é a boa e velha lista de tarefas. Porém, hoje, já existem organizadores, como o Trello, o Monday.com e outros que ajudam muito.
Quanto mais sua inteligência emocional for desenvolvida, mais segurança você terá para alcançar seus objetivos e resolver as questões que vão aparecendo.
Foque suas energias em você, o seu melhor projeto!