O germe dentário nada mais é do que um grupo de células que dão origem a cada dente. Ele tem um papel fundamental na formação da arcada dentária. Porém, alguns fatores podem influenciar negativamente no desenvolvimento dessa estrutura, o que pode comprometer o nascimento dos dentes.
A formação dos dentes ocorre durante o processo de odontogênese, que é quando o germe dentário se forma. É nesse período que ocorre a formação da coroa, da raiz, da estrutura e do esmalte dos dentes.
O germe dentário é formado na 5º semana de gestação e fica localizado no saco dentário, que é onde o dente é desenvolvido. Cada germe dentário dá origem a um dente.
Quando o bebê nasce, ele já está com a sua coroa dental formada, para dar espaço suficiente para o desenvolvimento da raiz.
Já o processo de odontogênese para a formação dos dentes permanentes ocorre a partir do primeiro ano de vida da criança.
Contudo, se os dentes decíduos (de leite) não se desenvolverem, o mesmo pode ocorrer com os dentes permanentes. Por isso, é muito importante que os pais prestem atenção na formação dos dentes dos seus filhos.
Qual é a importância do germe dentário?
O germe dentário é a estrutura que possibilita a formação dos dentes. Caso haja algum problema com ele, a arcada dentária não será plenamente desenvolvida.
Essa estrutura possibilita o desenvolvimento da raiz do dente. Além disso, a raiz do dente de leite serve como uma espécie de guia para o dente permanente. Por isso, se ela não for completamente desenvolvida o nascimento do dente permanente pode ficar comprometido.
Os dentes de leite começam a nascer quando o bebê tem por volta dos 6 meses, e começam a cair, normalmente, quando a criança tem por volta dos 6 anos de idade. Contudo, a troca de dentes só vai terminar entre 9 a 12 anos de idade.
O uso de alguns medicamentos durante a gestação, podem comprometer o desenvolvimento do germe dentário nos bebês.
Sendo assim, quem está grávida só deve tomar os remédios prescritos pelo seu médico, para não correr o risco de comprometer a formação do bebê e de sua arcada dentária.
Como é a formação do germe dentário
Como vimos anteriormente, essa estrutura é formada ainda durante a gestação por meio de uma série de interações entre os tecidos embrionários que dão origem ao germe dentário.
Contudo, o germe dentário tem três fases de desenvolvimento, que são:
- Botão, que corresponde ao início da formação do dente;
- Capuz, que é a fase responsável pela formação das estruturas de suporte do dente;
- Campânula, nessa fase o germe está totalmente desenvolvido para formar todos os componentes do dente.
Durante o processo de formação dos dentes podem ocorrer problemas, como o dente geminado.
O que é dente geminado?
Cada germe dentário origina um dente. No entanto, em alguns casos, o germe pode se dividir e formar dois dentes, mas não duas raízes. Sendo assim o dente geminado se caracteriza por uma estrutura com duas coroas e uma raiz.
O dente geminado pode ser tanto de leite como permanente. Dentes assim costumam ser maiores e não ter uma divisão completa.
Em alguns casos, o dente geminado pode comprometer o desenvolvimento dos outros dentes ou deixar a arcada dentária torta. O diagnóstico de dente geminado pode ser feito pela análise da boca do paciente, já que esses dentes são bem maiores. No entanto, também é recomendado fazer uma radiografia para verificar como está a estrutura interna do dente.
Os casos de dentes geminados são muito raros. Além disso, alguns dentistas acreditam que a genética pode influenciar no aparecimento desses dentes. Contudo, é possível diagnosticar e tratar esse problema com facilidade.
Veja agora como se forma a arcada dentária de cada pessoa.
Como a arcada dentária é formada
As crianças que têm dentição de leite costumam apresentar 20 dentes. Já a dentição permanente é formada por 32 dentes, são eles:
- 8 incisivos – são os dentes da frente e afiados, que tem a função de cortar os alimentos;
- 4 caninos – são os dentes mais pontiagudos, cujo trabalho é rasgar a comida;
- 8 pré-molares – eles possuem duas pontas e tem a função de esmagar e moer os alimentos;
- 8 molares – estes dentes têm mais pontas que os pré-molares, mas a função deles também é esmagar e moer a comida.
Além disso, as pessoas também têm quatro dentes do siso, que normalmente nascem no final da adolescência.
Os dentes permanentes são formados de maneira parecida com os dentes de leite. Primeiro, é feita a parte externa, a coroa, e depois são desenvolvidas as outras partes, raizes…
No entanto, para que os dentes permanentes se desenvolvam da maneira correta, é necessário que os dentes de leite tenham nascido. Sendo assim, caso os dentes do seu filho estejam demorando para nascer, vale a pena consultar um dentista odontopediatra para verificar se há algo de errado com a dentição da criança.
Leia também: Quando deve ser a primeira ida do bebê ao dentista?
Se você quer que os dentes dos seus filhos se desenvolvam de forma saudável, você precisa garantir que eles tenham o acompanhamento de um bom dentista, e para isso você deve ter um plano odontológico que atenda todas as suas necessidades da sua família. Confira os planos da Unimed Odonto e escolha o melhor para você e para a sua família.