A gengiva é um componente fundamental da região da boca. Ela é a estrutura responsável por envolver e proteger os dentes. Por isso, é muito importante garantir que, assim como os dentes e a língua, a gengiva também esteja sendo bem cuidada.
Quando saudável, essa parte da boca tem uma coloração rosada e sem sensibilidade ao toque. Porém, quando algo está errado, é possível que a gengiva fique inchada e com uma tonalidade avermelhada, podendo sangrar com facilidade.
Se você está se perguntando “estou com a gengiva inchada: o que fazer?”, este texto é para você! Listamos aqui os principais pontos que você precisa saber sobre gengiva inchada e o que fazer caso perceba algum sintoma do problema.
Antes de começar, vale reforçar que, ao perceber a gengiva inchada, é importante procurar o seu dentista. Ele poderá avaliar a situação e recomendar o melhor tratamento de acordo com o seu diagnóstico. Vamos lá?
Quando incha a gengiva?
O inchaço da gengiva costuma ser causado por uma inflamação, infecção ou presença de corpo estranho.
Normalmente, a doença é ocasionada por alguma falha na higiene bucal. Pode ser o uso incorreto do fio dental ou a escovação inadequada. Isso leva à formação de placa bacteriana, o que é um dos causadores mais comuns da gengiva inchada.
Há, também, casos de gengiva inchada na gravidez, por conta das alterações hormonais comuns neste período, onde a higiene deve intensificada.
Leia também: Saúde bucal na gravidez
Quem tem o hábito de fumar também pode sofrer com gengiva inchada. O tabaco deixa a boca muito mais sensível e pode aumentar a propensão ao desenvolvimento de doenças na gengiva.
Existem outros fatores que podem levar a um quadro de inchaço na gengiva, como falta de vitamina C , infecções virais e uso de algumas medicações. Apesar disso, a maioria está relacionada à higienização incorreta da boca.
Gengiva inchada: o que fazer?
Além do inchaço na gengiva, é possível perceber alguns sintomas mais comuns de doenças relacionadas, que incluem:
- Gengiva flácida;
- Gengiva sangrando, principalmente durante a escovação ou na hora de passar o fio dental;
- Gengiva inchada com pus;
- Gengiva inchada no fundo da boca;
- Dor na hora de comer;
- Mau hálito.
Ao perceber quaisquer sintomas, marque uma consulta com o seu dentista. Existem casos em que a inflamação pode chegar a cobrir até mesmo a coroa do dente. E, em pessoas que possuem um histórico familiar da doença, o quadro pode se agravar e atingir até mesmo outros órgãos do corpo.
Na hora do atendimento, o dentista fará um exame clínico na região do pescoço e na boca, além de uma análise dos tecidos bucais, dos dentes e da gengiva. Desta forma, será possível chegar ao diagnóstico correto.
O que é bom para desinchar a gengiva?
O principal vilão em um caso de gengiva inchada é a falta de higiene bucal. Ao ser identificado um quadro de inchaço na gengiva, é muito provável que o dentista indique alguns tratamentos específicos de limpeza da região.
Os procedimentos podem incluir limpeza profissional, como raspagem e polimento. O tratamento pode ser complementado com enxaguantes bucais focados na diminuição de bactérias, ou até mesmo bactericidas.
Caso o paciente sinta muita dor, o profissional pode recomendar o uso de analgésicos. Em casos mais extremos, uma cirurgia pode ser necessária para retirar o tecido gengival extra.
Quanto tempo leva para desinchar a gengiva?
Isso dependerá do grau de complexidade da gengiva inchada, como tratar e a indicação do dentista.
Em casos mais simples, é possível retomar a saúde da gengiva dentro de um período de uma a duas semanas. Já quando o quadro é mais grave, pode variar de um a três meses até a completa recuperação.
Gengiva inchada e Covid-19
A Covid-19 é uma doença nova e, desde o início da pandemia, cientistas estudam seus efeitos no corpo humano, que vão além dos sintomas mais populares que já conhecemos.
Um grupo de pesquisadores do Catar conduziu um estudo com 568 pacientes que tiveram Covid-19. Ao avaliar suas radiografias, perceberam que aqueles que tinham periodontite (doença que leva, entre outros sintomas, ao inchaço da gengiva) corriam um risco 3 vezes maior de serem intubados, hospitalizados na UTI ou até mesmo morrerem pelo vírus.
Embora seja apenas um estudo inicial, realizado com uma amostragem pequena, mostra a importância da saúde bucal nos casos mais inesperados.
Gengiva inchada na parte de trás
A gengiva inchada na parte de trás ou no fundo da boca pode ser decorrência da má escovação ou do uso de tabaco. O inchaço pode estar localizado apenas nesta área, mas pode também estar presente em outras regiões da gengiva.
Gengiva inchada e doendo
A dor pode ser um dos sintomas da gengiva inchada. O desconforto na boca causado pela inflamação deve ser tratado de acordo com a recomendação do seu dentista.
Gengiva inchada e o dente siso
Os dentes do siso estão localizados no fundo da boca e costumam nascer entre os 17 e 25 anos de idade. Quando não conseguem romper a pele, eles podem atrapalhar os dentes vizinhos e até causar um pouco de inflamação.
Por isso, é comum ver casos de gengiva inchada e siso. Nestas situações, o ideal é procurar o cirurgião-dentista para analisar se há a necessidade de fazer a extração desses dentes e quais são as melhores maneiras de manter a área higienizada, evitando que o quadro de inchaço se agrave.
Gengiva inchada e aparelho
Quem utiliza aparelho ortodôntico pode se queixar de que o instrumento está levando ao inchaço das gengivas, muitas vezes causando até mesmo sangramento.
Uma das questões que relaciona gengiva inchada e aparelho é, novamente, a higienização incorreta. Com o aparelho, é comum que mais resíduos de alimentos sejam retidos entre os dentes, e os bráquetes dificultam a limpeza adequada.
Leia mais: A importância da higienização na ortodontia
Por isso, quem tem aparelho ortodôntico deve adaptar seus hábitos de higiene bucal para evitar um quadro de inflamação na gengiva. Consulte seu dentista para saber quais devem ser os cuidados corretos, como o uso de escova interdental, passa fio e enxaguante bucal.
Qual é o melhor remédio para gengiva inflamada?
A melhor maneira de tratar a inflamação da gengiva é manter uma boa rotina de higiene bucal. Afinal, é o cuidado incorreto que leva ao aumento da placa bacteriana, um dos principais causadores da gengivite.
Por isso, lembre-se de escovar os dentes após cada refeição e passar o fio dental. Também lembre-se de manter um acompanhamento frequente com o seu dentista, de seis em seis meses, para garantir que está tudo certo com a sua saúde bucal.
E, se perceber qualquer anormalidade, visite seu dentista com urgência!
Agora que você já sabe mais sobre gengiva inchada e como tratar, que tal ficar de olho nos possíveis sintomas e manter a sua higiene bucal sempre em dia?
A Unimed Odonto conta com vários planos para facilitar a sua vida e promover a saúde bucal. Confira e cuide bem do seu sorriso!
Boa tarde, fiz retratamento de canal e a região, embaixo da raiz do dente, continua inchada e dolorida. Tem algum remédio ?