- Faça um planejamento antecipado
Que tal escrever tudo o que precisa ser feito antes e depois da mudança? Organize sua lista por atividades, anotando os prazos e colocando primeiro as tarefas mais urgentes. Agende a transportadora com antecedência, certificando-se de que o tamanho do caminhão seja adequado para a quantidade de pertences que você possui.
- Não se esqueça de fazer a triagem
Você vai levar tudo da casa antiga ou alguns itens serão doados ou vendidos? Se o espaço para onde vai for menor, é hora de desapegar de móveis, roupas, livros e outros objetos, pois isso reduzirá a quantidade de coisas a serem transportadas. Uma boa opção é colocar os itens em sites de vendas ou fazer o famoso “Família Vende Tudo”. Ainda é possível deixar objetos em venda consignada em brechós e lojas.
- Desmonte seus móveis com atenção
Cuidado para não perder peças e parafusos no processo de desmontagem dos móveis. Separe tudo em saquinhos etiquetados e guarde junto o guia de instruções do fabricante para a remontagem.
- Embale seus pertences corretamente
Caixas de papelão, fita adesiva e caneta marcador são ferramentas mais do que necessárias para você embalar de forma organizada seus objetos. Opte pelo plástico bolha para proteger vidros, porcelanas e artigos frágeis. E não se esqueça de anotar nas caixas que contêm itens frágeis a palavra “frágil” de forma bem chamativa para que a transportadora tome mais cuidado com estes pacotes.
- Identifique suas caixas
O ideal na hora de empacotar as coisas é separar os objetos por categorias, livro com livro, prato com prato, brinquedo com brinquedo… Isso facilitará muito na hora de arrumar a casa nova. Anote também de que cômodo é cada um dos objetos embalados.
- Faça um checklist para o dia da mudança
Cuidado para não esquecer coisas importantes, como: documentos, dinheiro, cartões de débito e crédito, notebooks e joias. Aproveite para deixar à mão objetos de uso pessoal (medicamentos, roupas extras, carregadores) que você vai precisar usar logo de pronto na casa nova. Antes de sair, faça uma última inspeção para garantir que nada foi deixado para trás.
- Dê instruções para a transportadora
Enfatize quais são as caixas e objetos frágeis e deixe seu contato para o responsável pela mudança. Quando o caminhão chegar, mostre em quais cômodos deixar cada móvel e caixas para que a organização da casa nova seja mais fácil.
- Organizando a casa nova
O primeiro passo é remontar os móveis nos cômodos corretos e o segundo, instalar os eletrodomésticos, priorizando aqueles essenciais, como geladeira e fogão. Para não se perder na arrumação, espalhando tudo pela casa, abra as caixas de um cômodo por vez e já vá organizando as coisas em seus respectivos lugares.
Ah! E, por último, não se esqueça de fazer um Seguro Residencial da Seguros Unimed para manter sua casa nova segura e protegida contra imprevistos. Conheça todas as coberturas e benefícios, clicando aqui: https://www.segurosunimed.com.br/seguro-residencial.