Informações sobre a importância, sobre o uso de fio dental e enxaguantes e dicas de como incentivar a escovação para crianças
A escovação infantil se inicia a partir dos 6 meses de vida dos bebês, quando já é possível usar as escovas dentais para higiene bucal.
As escovas para crianças devem ser sempre macias e os modelos variam em quantidade de cerdas e tamanho da cabeça, a escolha deve ser feita de acordo com a indicação de faixa etária descrita na embalagem; e devem ser trocadas a cada 2 ou 3 meses ou sempre que as cerdas estiverem danificadas.
As crianças devem escovar os dentes sozinhas?
Não, as crianças devem sempre escovar os dentes com a supervisão de um adulto, e apenas quando atingirem uma idade de completo domínio da coordenação motora poderão escovar sem a supervisão, isso ocorre por volta dos 8 anos.
Como incentivá-los a escovar os dentes?
A melhor forma de incentivar a criança a escovar os dentes é explicando desde cedo o que é a cárie e suas consequências, como dor e perda precoce dos dentes. Procurar em uma das escovações do dia escovar os dentes ao mesmo tempo que seu filho, o exemplo é sempre de grande importância. Deixe a criança treinar a escovação e após, faça a vistoria dos dentes e limpe as regiões deficientes.
Qual a pasta de dente ideal para as crianças?
Prefira sempre os cremes dentais infantis, com sabor e concentração de flúor adequados para crianças. Coloque o equivalente a um grão de arroz cru para bebês. Por volta de 2 a 3 anos a quantidade será do tamanho de um grão de ervilha. A partir dos 5 anos a criança já tem controle para não ingerir pasta e podemos aumentar gradualmente a quantidade.
Crianças devem utilizar o fio dental e o enxaguante bucal?
O fio dental pode começar a ser usado assim que a dentição “de leite” estiver completa, por volta dos 3 anos de idade, aonde os dentes posteriores possuem um contato maior entre eles e a escova dental sozinha não é suficiente para a limpeza. O enxaguante bucal só deve ser usado com indicação do dentista da criança, nos casos de risco maior de cárie.
A criança deve visitar o dentista com regularidade, para prevenção de cárie e maiores orientações!
Mariana Campinhos é Dentista e possui mais de 20 anos de experiência, atuando em diversas clínicas com vasta experiência em Radiologia. Atualmente é Dentista Auditora na Unimed Odonto.