Muito se fala nos avanços tecnológicos na Saúde, melhorando os diagnósticos e os exames. Porém, para que um tratamento tenha sucesso é importante ter o envolvimento do paciente, por ser uma parte integrante do processo.
Na Odontologia não é diferente. É necessário o envolvimento do paciente seguindo as orientações do profissional e realizando os exames. Com seu engajamento, eles são capazes de tomar decisões sobre as suas opções de cuidados. Em linhas gerais: é o envolvimento do paciente em todo o processo referente a seu cuidado.
Esse engajamento se estabelece quando há uma relação de confiança entre o profissional e o paciente. No momento em que ele se sente seguro para expor suas dúvidas, passa a entender com clareza o planejamento e a necessidade de seguir as orientações sobre a sua saúde bucal até a preocupação em manter os hábitos saudáveis.
Como foi dito, o engajamento do paciente vai muito além da sala de consulta, pois está associado à sua preocupação com os cuidados de uma forma global. É viável investir na prevenção como uma ferramenta que pode mudar comportamentos e melhorar a qualidade de vida. São estratégias que vão no:
- Combate ao tabagismo;
- Reduzir o estresse;
- Incentivo a uma alimentação saudável;
- Cuidado com a saúde física e bucal
A participação é indiscutível, quando todos (paciente, profissional, instituição e sociedade) se conscientizarem ao cuidado, os resultados melhoram, assim como a satisfação do paciente em relação ao serviço.