ELETRICIDADE
Verifique as condições do sistema elétrico da sua residência porque curtos-circuitos, devido a instalações malfeitas, fiação antiga ou sobrecarga, são a causa de diversos incêndios.
Equipamentos superaquecidos são perigosos. Por isso, não deixe que fiquem muito tempo ligados, sem ventilação adequada. Evite adaptadores para ligar diversos aparelhos ao mesmo tempo em uma só tomada. Prefira filtros de linha com fusíveis que se rompem em caso de sobrecarga de energia. Verifique se a voltagem dos equipamentos é compatível com a da tomada e nunca desligue pelo fio, sempre pelo botão.
Não ligue aquecedor, ferro de passar, chuveiro elétrico e torneira elétrica ao mesmo tempo para não gerar uma sobrecarga perigosa a sua rede elétrica. Não coloque celular, tablet ou notebook carregando sobre estofados ou colchões.
Quando for sair de sua residência, desligue os equipamentos e, se começar uma tempestade com raios, faça o mesmo para evitar danos por causa de picos e oscilações de energia. O nobreak é uma solução em caso de oscilação de energia.
INFLAMÁVEIS E CHAMAS
Isqueiros, fósforos, velas e a chama do fogão podem ser perigosos se o manuseio for descuidado e entrarem em contato com materiais inflamáveis. Não deixe frascos perto da chama e não jogue líquidos inflamáveis no fogo. Vasilhames com inflamáveis mal vedados desprendem gases que se espalham e podem entrar em combustão.
A garagem e a cozinha armazenam materiais que podem causar incêndios. Veja se estão expostos a fatores de risco de fogo. O acondicionamento inadequado pode gerar faíscas se líquidos incompatíveis entrarem em contato.
Deixe velas dentro de copos altos e longe de cortinas, tapetes, móveis ou sobre a cama. Quando sair, apague todas as velas. Bitucas de cigarro não podem ser jogadas diretamente no lixo. Tenha certeza de que estão apagadas antes de descartar no cinzeiro.
VAZAMENTO DE GÁS
O botijão precisa ser corretamente instalado para não causar incêndios e explosões. Como o gás é altamente inflamável, deixe seu botijão longe de correntes elétricas, em compartimentos abertos e verifique se há vazamento, saindo pela boca do fogão ou mangueira.
As mangueiras e o registro de gás têm validade e é preciso substituí-los periodicamente. Quem tem aquecedor a gás, precisa deixá-lo em um espaço isolado com, pelo menos, 1 metro de distância de outros objetos.
Se notar vazamento de gás, abra todas as portas e janelas, não ligue interruptores ou equipamentos e desligue imediatamente seu botijão de gás ou feche o registro do gás encanado.
PANELAS ESQUECIDAS
Nunca saia da cozinha para fazer outras atividades enquanto sua panela está ligada e não deixe as bocas do fogão acesas sem uso.
Frituras esquecidas são perigosas porque o óleo quente se queima rapidamente, provocando chamas. Muita atenção com a panela de pressão que, quando esquecida, é capaz de provocar uma forte explosão!
Caso isso aconteça, interrompa o fluxo do gás fechando o botijão ou desligando o registro do gás encanado. Nunca jogue água na panela, pois o fogo pode aumentar.
E para ter mais tranquilidade e proteção para sua casa, conte com o Seguro Residencial da Unimed, que oferece indenização dos prejuízos causados a equipamentos ou móveis pela ocorrência de raios, curtos-circuitos, incêndios e outros eventos: https://www.segurosunimed.com.br/seguro-residencial