Com a chegada do verão, é fundamental redobrar os cuidados com nossos pets. O calor intenso pode causar diversos problemas de saúde em cães e gatos, como desidratação, insolação e até mesmo doenças de pele. Mas não se preocupe! Com algumas medidas simples, você pode garantir o bem-estar do seu animal de estimação durante os dias mais quentes.
Neste artigo, vamos abordar os cuidados essenciais para manter seu cão ou gato saudável e feliz durante o verão. Você aprenderá a identificar os sinais de calor excessivo, como manter seu pet hidratado e fresco, e quais os cuidados específicos para cada raça. Além disso, vamos apresentar os benefícios do Seguro Residencial da Seguros Unimed, que oferece uma proteção completa para o seu animal de estimação.
CACHORROS
Eles não regulam a temperatura corporal através do suor como os seres humanos, porque tem poucas glândulas sudoríparas. O principal mecanismo para liberar o calor é a respiração e, assim, no verão, os cães podem apresentar respiração acelerada (chamada “taquipneia”).
Então, nada de deixar seu cachorro tomando aquele solzão. Mantenha-o em locais cobertos, arejados e protegidos do sol, colocando sua casinha ou caminha em um lugar com boa circulação de ar.
Evite também passear com seu cão nas horas mais quentes porque a alta temperatura causa cansaço, indisposição, letargia e até náuseas e vômitos. Além disso, o chão quente pode queimar os coxins dele, provocando dor.
Cães com pelagem clara precisam usar protetor solar específico de uso veterinário, por causa da predisposição ao câncer de pele.
Para estimular a ingestão hídrica, deixe sempre água limpa em diversos potinhos espalhados pela casa, longe do sol. Coloque cubos de gelo para que a água fique mais refrescante.
Não dê banhos em excesso porque o risco de dermatites e infecções fúngicas é maior no calor, principalmente, para cães com pelo longo. E não se esqueça de aplicar os antiparasitários com frequência porque, no verão, os parasitas conseguem se reproduzir com maior facilidade, ficando em maior quantidade.
GATOS
Diferente dos cachorros, os gatos não ficam com a língua para fora, exceto em situações muito extremas em que o tutor deve ficar em alerta.
Por isso, mantenha seus gatos em ambiente fresco e com boa circulação de ar. Para melhorar a hidratação e saúde renal deles, invista em bebedouros com água corrente (que parecem fontes) e em alimentos úmidos.
Cachorros e gatos com focinho achatado (raças braquicefálicas) apresentam mais dificuldade para respirar e liberar o calor, tendo mais risco de desidratar, ter convulsões e até paradas respiratórias, por isso, atenção!
SEGURO RESIDENCIAL DA SEGUROS UNIMED OFERECE BENEFÍCIOS PARA SEUS PETS
Você sabia que o Seguro Residencial da Seguros Unimed garante mais proteção para seu animal de estimação, dispondo consultas, aplicação de vacinas, hospedagem e até mesmo assistência funerária? Legal, né? Além disso, o Seguro Residencial da Seguros Unimed cobre danos estruturais, roubos e até mesmo eventuais acidentes domésticos, pagando indenização dos prejuízos causados pela ocorrência de raios, curto-circuito, incêndios e outros eventos.