Um projeto contra as fraudes. Assim pode ser resumido o Sistema de Confirmação de Carta de Permanência da Seguros Unimed. Nele, as operadoras associadas à CNseg / Fenasaúde estão juntas em um processo de validação dos dados de beneficiários para prevenção contra fraudes na recepção da carta de portabilidade e permanência.
Para quem não sabe, a carta de permanência é um documento emitido pela operadora, quando solicitado pelo beneficiário. Ela é necessária para fazer a migração para outra operadora de plano de saúde, aproveitando as carências cumpridas no contrato anterior.
Na carta de permanência constam dados pessoais como nome do beneficiário e dependentes, além do nome da operadora de origem, data de inclusão no plano, dentre outros dados.
A informação sobre o tempo de permanência no plano de origem é essencial para a operadora de destino avaliar o aproveitamento de carências. Adulterações nos dados deste documento podem ser consideradas como fraude.
Nesses casos, a operadora poderá cancelar o contrato, bem como solicitar judicialmente a reparação de danos causados em virtude do eventual ingresso indevido do beneficiário. Outras medidas cíveis e criminais também podem ser aplicadas.
Assim, o Projeto SCCP visa a prevenção de fraudes na recepção da carta de portabilidade e permanência, o que é extremamente prejudicial à sustentabilidade financeira do sistema de saúde considerando os seguintes pontos:
1. Em 2023, houve 138 tentativas de fraudes no processo da Compra de Carência;
2. Parte das cartas chegam para a Seguros através de administradoras ou corretores, podendo haver alterações no documento;
3. O risco evitado em 2024 (com base no fechamento do sinistro de 2023) referente às propostas declinadas por tentativa de fraude na carta representa: R$ 1.445.403,23.
Pontos positivos da SCCP
O SCCP possibilita a prevenção de fraudes relacionadas à carta de permanência e portabilidade, além dos dados direto com a Operadora Origem, mitigando possíveis alterações da carta por Corretores ou Administradoras de Benefícios.
Melhora também a celeridade no processo, tanto de compra de carência, não necessitando de encaminhamento para a área antifraude, quanto pela portabilidade.
Outro ponto positivo da SCCP é a maior autonomia da área Operacional, consumindo de forma racional a estrutura antifraude.
Neste estágio inicial, já contamos com a parceria de importantes players do mercado, como Unimed Nacional, SulAmérica, Bradesco, Omint e Porto. A expectativa é que, nos próximos meses, outras operadoras e seguradoras também se unam a essa iniciativa, fortalecendo ainda mais nosso compromisso com a excelência no setor.