Guardar dinheiro é fundamental para ter um futuro mais tranquilo e enfrentar situações emergenciais. Entenda que mudanças você pode implementar no seu dia a dia para começar a poupar de forma segura, consistente e sem deixar de aproveitar a vida.
Nem todo mundo sabe como guardar dinheiro com eficiência. Isso se torna um problema na hora de realizar sonhos ou diante de emergências. Para deixar de viver sempre no limite e conseguir poupar um pouco todos os meses, é preciso adotar estratégias que estejam alinhadas ao seu perfil.
A mudança nem sempre é fácil, principalmente para quem tem o hábito de gastar tudo ou até mais do que ganha. Mas, ao estabelecer um propósito claro, torna-se mais simples se motivar para economizar a curto, médio e longo prazo.
No texto abaixo, reunimos dicas para poupar e realizar sonhos específicos, além de ideias gerais que podem ajudar você a ter mais segurança financeira. Acompanhe!
Como guardar dinheiro para realizar sonhos?
É possível definir estratégias para economizar dinheiro conforme o seu objetivo. Veja algumas possibilidades abaixo.
Para viagens
Na hora de poupar dinheiro para sua viagem dos sonhos, comece fazendo um planejamento para saber exatamente quanto irá gastar.
Com o orçamento definido, é hora de introduzir no dia a dia algumas mudanças. Por exemplo, reduzir o número de passeios ao longo do mês pensando em sua viagem é uma excelente maneira de economizar.
Comprar casa própria
Este é um sonho a ser conquistado a longo prazo, por isso, exige muita disciplina. Defina um valor mínimo para poupar todos os meses e aplique parte do dinheiro em investimentos financeiros de renda fixa, assim você terá uma rentabilidade maior sem correr muitos riscos.
Comprar carro
Crie uma conta apenas para depositar o dinheiro referente a esse objetivo. No dia a dia, estabeleça pequenos hábitos de economia, como reduzir o tempo no banho e apagar as luzes quando sair de um cômodo.
Para planejar uma aposentadoria tranquila
Se o seu sonho é ter uma aposentadoria tranquila, comece hoje mesmo a planejar, investindo em um plano de previdência privada. Este tipo de serviço permite que você guarde dinheiro com uma boa rentabilidade para usá-lo no futuro.
Mesmo aqueles que irão se aposentar pelo INSS podem contratar uma previdência complementar, como o próprio nome já diz, ela pode ser importante para aumentar sua renda no futuro e permitir que você tenha um valor extra para imprevistos e uma aposentadoria mais tranquila.
Qual a importância de guardar dinheiro?
Guardar dinheiro é fundamental para termos mais segurança financeira, ou seja, ter mais estabilidade a longo prazo e capacidade de lidar com situações inesperadas, como desemprego ou uma doença grave.
Ao poupar, você terá uma maior sensação de bem-estar, sem ficar sempre preocupado com o dinheiro e pensando em como conseguir fundos para pagar as próximas contas. Além disso, a realização dos seus sonhos estará mais próxima.
13 Dicas para poupar dinheiro sem comprometer a qualidade de vida
Embora seja importante entender como guardar dinheiro, devemos desenvolver estratégias que não comprometam nossa qualidade de vida, assim fica mais fácil poupar por um longo período.
1. Avalie sua situação financeira
O primeiro passo para quem deseja começar a economizar é fazer uma avaliação completa de sua situação atual. O que inclui descobrir quanto ganha, quanto gasta e quanto sobra ou falta.
Além disso, separe seus gastos em categorias, assim fica mais fácil entender para onde vai a maior parte do dinheiro e em que áreas é possível economizar.
2. Defina objetivos
Poupar sem objetivos pode fazer com que você perca sua motivação. Então, defina metas claras, que podem ser a realização de sonhos como comprar uma casa ou simplesmente construir uma reserva de emergência.
3. Estabeleça um teto de gastos por categoria
Saber exatamente quanto é possível gastar em cada área irá ajudá-lo a tomar decisões melhores. Muitas pessoas utilizam a regra 70/20/10, dividindo os gastos em três categorias e separando uma porcentagem para cada:
- 70% para gastos essenciais: são coisas sem as quais você não pode viver, como alimentação, água, luz elétrica e aluguel;
- 20% para gastos não essenciais: são despesas que, apesar de não serem fundamentais, são importantes para a sua qualidade de vida, como a assinatura de um streaming, idas ao cinema e um passeio no shopping;
- 10% para economizar: separe esta parte do orçamento para pagar dívidas, investir e poupar.
Veja também: Saiba como dividir o salário de forma prática e simples, economizar e conquistar a tão sonhada estabilidade
4. Incentive sua família a economizar
Se você não mora sozinho, é muito importante que os outros moradores participem dos seus planos de economizar. Fale com eles sobre a importância de poupar dinheiro, incentive-os a criarem metas e transforme a economia em algo colaborativo.
Veja também: Como criar uma cultura de educação financeira em família
5. Pesquise preços
Antes de comprar, vale a pena fazer uma pesquisa nos concorrentes para descobrir quem pratica os melhores preços. Você ficará surpreso com a variação de valores, seja em itens de supermercados, vestuário ou em opções de lazer.
6. Cozinhe mais
Pedir comida é muito prático e temos acesso a uma variedade de pratos deliciosos. Mas também é possível fazer receitas incríveis em casa e gastando bem menos.
Além de ajudar na economia, o preparo de refeições caseiras tende a ser mais benéfico a nossa saúde, já que é possível usar menos gordura e reduzir o consumo de alimentos industrializados.
7. Dê preferência a opções de lazer mais baratas
Os momentos de lazer são fundamentais para descansar, relaxar e recuperar as energias. Mas é possível reduzir os gastos com esse tipo de atividade.
Você pode pesquisar por empresas que oferecem o mesmo serviço por preços menores ou fazer algumas mudanças mais drásticas em sua rotina.
Por exemplo, quem gosta de jogos de futebol, pode reduzir as idas ao estádio e convidar os amigos para assistir às partidas em casa. O mesmo é válido para quem é apaixonado por cinema.
8. Pague suas contas em dia
Para guardar dinheiro todo mês é importante pagar suas contas em dia. Pois, o mínimo atraso é o suficiente para gerar juros, o que reduz o seu orçamento.
Caso seja preciso, crie lembretes para não se esquecer de nenhum boleto. Se as datas de vencimento não estiverem alinhadas com o dia do pagamento, peça às empresas responsáveis a alteração.
9. Cuidado com as promoções
As promoções sempre chamam a atenção e temos a sensação de que é preciso aproveitá-las a todo custo. Mas antes de comprar, reflita se elas realmente são vantajosas para o seu caso.
Por exemplo, nas típicas promoções pague 2 e leve 3 é preciso considerar se você realmente precisa daquela quantidade de produtos ou só está comprando por impulso.
Da mesma forma, evite comprar muitos produtos próximos à data de vencimento apenas porque estão baratos. Pois é fundamental ter certeza de que irá consumi-los a tempo.
10. Tenha uma renda extra
Uma das melhores formas de guardar dinheiro é aumentando os seus recursos por meio de uma renda extra.
Se você tem alguma habilidade especial, use-a para criar um produto que possa ser comercializado. É possível vender alimentos e itens de artesanato, por exemplo.
Além disso, a internet facilita o contato com os clientes e também permite que muitas atividades sejam feitas sem sair de casa. Contudo, sempre verifique a autenticidade das oportunidades oferecidas e desconfie de vagas que prometem altos lucros com o mínimo de esforço.
11. Utilize a tecnologia para ajudar em sua organização financeira
Organizar as finanças manualmente pode ser cansativo e resultar em erros. Por isso, utilize ferramentas para automatizar sua organização financeira. Por exemplo, crie planilhas que facilitem a inserção dos dados ou busque por aplicativos de gerenciamento de despesas.
12. Saiba dizer “não”
Jamais compre um produto que você não quer ou não precisa apenas porque se sentiu pressionado ou acabou sendo ludibriado pelo vendedor. Mantenha a disciplina e pense bem antes de tomar qualquer decisão financeira. Ao aprender a dizer “não” você terá mais controle e conseguirá economizar.
Veja também: Aprenda o que é Reserva Financeira, qual a sua importância e como criar uma
13. Cuidado com uso do cartão de crédito
O cartão de crédito em si não é um vilão, mas quando usado sem o devido cuidado ele pode prejudicar o seu orçamento. Pois, os juros cobrados diante de atrasos e parcelamentos são extremamente altos.
Então, a dica é nunca comprar algo no cartão de crédito se não tiver certeza de que poderá fazer o pagamento em dia.
Em suma, guardar dinheiro é algo que exige um grande autocontrole, pois somos bombardeados constantemente por muitos produtos e campanhas de marketing que alimentam nosso lado consumista.
Mas, geralmente, quando paramos para analisar nossos gastos, fica fácil perceber quanto do nosso orçamento é destinado a despesas que poderiam ser evitadas. A partir daí é possível adotar pouco a pouco várias estratégias de economia e direcionar os recursos para o que realmente interessa.Quer garantir um futuro mais tranquilo? Comece a poupar hoje mesmo com a Previdência Privada da Seguros Unimed. São 4 planos para você escolher conforme as suas necessidades. Faça uma simulação online!