Muitas pessoas veem o combate às enchentes apenas como responsabilidade do poder público. No entanto, elas também causam danos irreparáveis a residências. Sendo assim, você precisa saber como evitar enchentes e inundações para proteger o seu lar.
Algumas atitudes básicas do dia a dia já podem ajudar a evitar essa situação que causa tantos transtornos para várias famílias.
Contudo, é importante que você converse com seus amigos e vizinhos para que eles também possam fazer o que é necessário para combater esse problema.
Continue lendo este texto para saber como evitar enchentes e inundações por meio de atitudes simples.
O que causa as enchentes?
A enchente, infelizmente, é um problema comum no Brasil. Ela se caracteriza pelo acúmulo de água na rua, que pode entrar nas casas e empresas, causando estragos e, em vários casos, até ameaçando as vidas das pessoas.
As principais causas das enchentes nas áreas urbanas são o entupimento dos bueiros, responsáveis por drenar a água da chuva. Esse entupimento é causado, principalmente, por causa do lixo descartado de maneira inapropriada.
Outra causa das enchentes é a falta de um sistema de drenagem apropriado nas vizinhanças para conter o fluxo de água.
Além disso, a remoção total da vegetação que fica ao redor dos rios também pode aumentar o risco de ocorrerem enchentes e inundações, já que as plantas ajudam a reduzir a vazão de água.
Mas existem algumas atitudes que podem ajudar a evitar enchentes na sua região. Veja 7 delas!
7 dicas de como evitar enchentes
Confira a seguir sete dicas simples que você pode aplicar no seu dia a dia para ajudar a evitar enchentes e inundações:
1. Não jogue lixo na rua
Essa é uma sugestão básica, mas vale a pena reforçá-la. O lixo jogado na rua pode ser arrastado até os bueiros por animais ou pela própria chuva, o que vai fazer com que o sistema de escoamento da água fique entupido.
Se os bueiros estiverem cheios de lixo, a água da chuva não vai conseguir entrar neles, dessa forma, ela vai ficar acumulada nas ruas e vai poder entrar nas casas e estabelecimentos comerciais.
Sendo assim, não jogue lixo na rua, por menor que seja a embalagem, em nenhuma ocasião, pois o risco de aquele resíduo acabar entupindo um bueiro é grande.
2. Só coloque o lixo para fora de casa no dia da coleta
Uma forma simples de prevenir enchentes é só colocando o lixo para fora no dia da coleta na rua. Isso porque, caso você coloque os sacos na rua todos os dias, eles podem ser levados até o bueiro pela chuva ou por animais, entupindo, dessa forma, o sistema de drenagem.
Além disso, não descarte o óleo de cozinha na pia, já que esse produto pode ficar colado nas paredes do cano, prendendo vários outros resíduos, o que pode causar entupimentos e, consequentemente, inundações.
3. Verifique se os ralos do seu quintal não estão entupidos
Os ralos das casas, especialmente os que estão localizados nos quintais, são responsáveis por escoar a água da chuva.
Sendo assim, se eles estiverem entupidos, a água vai se acumular, podendo causar uma inundação.
Por isso, é importante verificar a condição dos seus ralos e, caso você note que eles estão entupidos, é preciso desentupi-los, para que eles possam drenar a água da chuva de maneira apropriada.
4. Varra as calçadas
Outra forma de prevenir as enchentes e inundações é varrendo as calçadas da sua rua. Dessa forma, você vai ajudar a evitar que os lixos e as folhas sejam arrastadas para os bueiros, causando o entupimento dos mesmos.
5. Não jogue lixo dentro do vaso sanitário
Até mesmo os itens jogados dentro do vaso sanitário, como papel higiênico, cotonete e algodão, podem entupir o encanamento e o sistema de drenagem de uma vizinhança.
Sendo assim, para evitar enchentes e inundações, não descarte itens desse tipo no vaso sanitário.
6. Reaproveite a água da chuva
Ao captar a água da chuva para usá-la nas atividades domésticas, como limpeza da casa, você contribui para diminuir o volume de água que vai para o sistema de drenagem da rua, e assim evitar enchentes, e ainda pode fazer com que a conta de água da sua casa fique mais barata.
Para captar a água da chuva é preciso investir em reservatórios de água, como cisternas, e em sistemas de escoamento, para levarem a água até o reservatório.
É possível encontrar cisternas de diferentes preços e tamanhos. Além disso, não é difícil fazer um sistema de escoamento para captar a água da chuva.
Sendo assim, essa pode ser uma boa solução para quem procura uma forma eficiente de evitar enchentes e inundações.
7. Cultive um jardim na sua casa
Quem está procurando formas de evitar enchentes e inundações pode considerar cultivar um jardim no quintal da sua casa, se houver espaço suficiente disponível.
A vegetação absorve boa parte da água da chuva. Além disso, as plantas ainda ajudam a reduzir a vazão e o volume do escoamento da água. Dessa forma, cultivar um jardim pode ser uma boa maneira de evitar esse problema.
Como um seguro residencial pode ajudar você a lidar com enchentes e inundações?
Agora que você já sabe como evitar enchentes e inundações, o ideal é que você comece a colocar essas dicas em prática o quanto antes para diminuir os riscos.
Contudo, para que a sua família fique mais tranquila, e você não arrisque perder os bens que lutou tanto para conquistar, conte com um seguro residencial.
O Seguro Residencial Unimed cobre perdas causadas por enchentes, inundações, incêndios, e vários outros tipos de acidentes que podem ocorrer em uma casa.
Sendo assim, se algum evento inesperado acontecer, você não vai precisar se preocupar.
Além disso, esse seguro residencial ainda oferece vários benefícios que podem facilitar muito o seu dia a dia, como os serviços emergenciais nas redes elétrica e hidráulica, além de serviços de manutenção em ralos e caixas d’água. Por isso, veja as condições e contrate agora mesmo!