Primeiro, é bacana dizer que, desde que aparece o primeiro dente, geralmente, entre o sexto e o oitavo mês, já é necessário começar a higiene bucal nas crianças, pois os dentes de leite podem, sim, afetar a dentição permanente.
Mas como a boca é uma parte muito sensível em crianças que estão passando pela fase oral, é comum o incômodo ou rejeição à escovação. Por isso, você precisa educar seu filho sobre a escovação, ajudando-o de forma lúdica, a fazer a limpeza dos dentes, da gengiva e da língua, com escova com cerdas macias e pasta infantil com flúor. O ideal é que a concentração de flúor tenha em torno de 1100 PPM e a quantidade da pasta deve, inicialmente, ser do tamanho de um grão de arroz e chegar ao tamanho de um grão de ervilha quando a criança já souber cuspir.
É importante fazer a escovação sempre depois das refeições. Se não for possível, não deixe de escovar os dentes duas ou três vezes por dia, sendo a última antes de dormir porque, durante a noite, a salivação diminui e o pH da boca fica mais ácido, o que “facilita o ataque” das bactérias.
Confira nossas dicas para tornar o momento da escovação mais agradável e divertido!
- Mostre a escova e a pasta, fale para que servem e encoraje a criança a segurá-las. Que tal ter duas escovas? Uma para seu filho ir fazendo do jeito dele e outra para você ajudá-lo na escovação? Uma boa ideia é comprar na farmácia algumas opções adequadas para a idade, com personagens diferentes, e deixar seu filho escolher qual vai querer usar.
- Não dê broncas. Explique de forma carinhosa e simples porque seu filho precisa escovar os dentes. Fale sobre as cáries, os benefícios da higienização bucal e as consequências negativas para quem não escova os dentes corretamente.
- Escove os dentes em família, inspirando a criança a imitar e criar um hábito saudável. É mais fácil para ela entender a importância da higiene bucal se todo mundo, logo após as refeições, escovar os dentes e usar o fio dental.
- Use sempre o banheiro para criar uma rotina. Mas não coloque o seu filho em cima do vaso sanitário. Compre um banquinho firme para que ele consiga se ver no espelho, ofereça um copinho com água para que possa enxaguar a boca com mais facilidade e estimule a autonomia.
- Mais do que uma obrigação, torne esse momento divertido! Dá para inventar uma brincadeira, uma gincana com pontuação e premiação, usar fantasias como se vocês fossem policiais da “operação contra as cáries”.
- Mostre vídeos educativos que ensinem a técnica correta de escovação e historinhas lúdicas sobre a ação das cáries e a consequência de maus hábitos alimentares (alta ingestão de doces e bebidas prejudiciais aos dentes). Existem aplicativos com músicas que também incentivam as crianças a fazerem a higiene bucal.
E nunca se esqueça de visitar o odontologista periodicamente para que seu filho se familiarize com as consultas. Aproveite para tirar suas dúvidas e as dele e conte com a Unimed OComo estimular as crianças a escovarem os dentes?donto para cuidar da saúde bucal do seu pequeno (e da sua também).