O hobby pode ser entendido como uma ferramenta que utilizamos para combater momentos de estresse por meio de uma atividade prazerosa e relaxante, que realizamos quando temos um tempo livre.
São tantos os reflexos positivos de se ter um hobby que daria para escrever um livro. Isso porque eles se traduzem em uma maior qualidade de vida para as pessoas, e é nisto que consiste a importância de se escolher uma atividade voltada ao seu bem-estar.
Todo mundo precisa daquele momento único de autocuidado, dar uma pausa no trabalho e nas atividades domésticas e familiares aceleradas para aliviar as tensões do dia a dia.
Além diminuir o estresse, a ansiedade e até mesmo a depressão, há muitos outros benefícios: estimula a criatividade; impulsiona habilidades cognitivas, melhorando a concentração, o aprendizado e o raciocínio; desenvolve habilidades sociais, expandindo seu círculo de amizades; aumenta a autoestima e, consequentemente, a confiança na vida pessoal e profissional; encoraja a enfrentar problemas e desafios durante a prática; auxilia na gestão do tempo; e afasta o tédio e a procrastinação.
Interessante, não é mesmo? Agora, reflita: você sabe qual hobby escolher? O que mais combina com seu perfil?
Existem diversos tipos de hobbies, como praticar atividades físicas, viajar, costurar, cozinhar, pintar, fazer um trabalho voluntário, aprender outros idiomas, fazer jardinagem, a lista é infindável.
Então, para te auxiliar a dar um “match” naquele mais compatível com você, leia as dicas abaixo, que são super legais:
- Esqueça os smartphones, tablets e outros aparelhos eletrônicos, se desconecte para poder usufruir melhor a atividade escolhida;
- Relembre o que você gostava de fazer na infância, algo divertido e que te fazia feliz e que não era visto como uma obrigação;
- Vivencie coisas novas, provando aquela comida que sempre torceu o nariz e nunca quis experimentar, ou aumentando mais 10 quilos no supino;
- Realize uma autoavaliação: quais seus pontos fortes e fracos, sua personalidade e seus gostos;
- Prefira algo que te ajude a se descontrair;
- Organize seus horários para você ter esse tempo para você, ele deve ser prioridade na sua rotina;
- Não desista na primeira tentativa.