Para aprender como acabar com a cárie, precisamos saber como ela se forma e quais os cuidados que devem ser tomados para evitar que ela invada nossos dentes novamente.
E como eu posso me prevenir cáries nos dentes? Te ajudaremos a entender o que é, qual é o tratamento para cárie e a importância de contar com um dentista para prevenir este e outros problemas.
O que é a cárie?
A cárie é uma lesão no dente, causada por bactérias que normalmente já estão na boca. Elas transformam os açúcares dos restos de alguns alimentos em ácidos, principalmente o ácido lático, que corrói as estruturas dentárias.
Esses microorganismos grudam no dente e o envolvem, formando a placa bacteriana, ou biofilme, que vão transformando o açúcar em ácido, desmineralizando o dente e os tecidos em volta, causando a cárie.
A cárie é altamente transmissível e infecciosa. Pode se espalhar para outros dentes e partes da boca e também para outras pessoas ao compartilhar talheres e copos, por exemplo.
Alguns sintomas da cárie são:
- Dor de dente;
- Sensibilidade ao gelado ou quente;
- Cavidades visíveis no dente;
- Escurecimento da superfície do dente;
- Dor ao comer ou beber.
Principais causas da cárie
Ninguém é imune a essa situação. Há diversas causas para a formação da cárie:
- Boca seca: Quando nossa boca está seca, a produção de saliva diminui. É a saliva que faz a remineralização dos dentes, impedindo que a desmineralização feita pelas bactérias no biofilme machuque os tecidos dentários.
- Alimentação com muito açúcar e carboidrato: Refrigerante e batata frita são deliciosos, e as bactérias também amam esses alimentos. Se possível, opte por comer alimentos mais fibrosos como cenoura e tomate.
- Pouca ou má higiene bucal: A higiene bucal bem feita é uma das formas de evitar a cárie. Se ficarem restos de alimento na boca, essa lesão pode acontecer.
A cárie não escolhe idade
A cárie ocorre em dentes de leite e em dentes permanentes, ou seja, em qualquer fase da vida. Portanto, saber como acabar com a cárie é sempre importante!
Na infância, podem ocorrer as cáries de mamadeira, associadas ao consumo de leite e bebidas doces à noite. Após alimentar a criança, faça a higienização adequada dos dentinhos para evitar esse sofrimento nos pequenos.
Já durante a gravidez, por conta das alterações hormonais, a aparição de cáries e gengivite é mais recorrente. Por isso, é importante ir ao dentista para fazer o tratamento adequado e evitar complicações.
Saiba como combater a cárie
Se você está com uma, saiba que a cárie só pode ser retirada por um cirurgião-dentista, por meio de tratamentos odontológicos mais ou menos invasivos, dependendo do grau do seu quadro da doença.
O tratamento mais comum é a restauração, que é remoção da cárie e dos tecidos infectados. Depois, o dente recebe uma cobertura de resina composta, que se assemelha à sua cor natural.
Casos mais sérios em que a cárie já está profunda e chega na polpa do dente podem precisar de um tratamento de canal. Ele é mais invasivo e exige mais sessões com o dentista.
Como evitar o aparecimento de cáries
Para combater o aparecimento de cáries nos dentes, é importante se prevenir, com cuidados diários que são fáceis de fazer:
- Cuide bem da sua higiene bucal: Escove os dentes com cremes dentais com flúor depois de cada refeição e antes de dormir. E use o fio dental ao menos uma vez por dia.
- Tenha uma alimentação equilibrada: Opte por comer frutas e verduras.Quanto menos açúcar na sua dieta, melhor para os seus dentes.
- Visitas ao dentista: Ao ir ao dentista, você poderá prevenir o surgimento da cárie e de qualquer problema. Ele vai avaliar os seus dentes e dizer como você deve cuidar deles, além de determinar a frequência das consultas.
Bem, agora que você já sabe como acabar com cáries e que a solução é ir ao dentista e manter a higiene bucal adequadamente, dê uma conferida em como está sua boca e se você tem algum dos sintomas.
Talvez seja a hora de marcar uma consulta! A Unimed Odonto oferece planos personalizados para te ajudar a manter a saúde dos seus dentes com o melhor custo-benefício.