A gengivectomia é um procedimento odontológico que tem como objetivo corrigir alguma questão da gengiva, normalmente o excesso de tecido entre um ou mais dentes. Além disso, a cirurgia de gengivectomia também pode auxiliar no tratamento de doenças periodontais, como a gengivite.
Apesar desse procedimento poder gerar um ganho estético para o paciente, esse não é o principal objetivo da cirurgia de gengivectomia, mas sim tratar ou prevenir problemas na gengiva, principalmente nos pacientes com histórico de doenças periodontais.
Como em qualquer outra cirurgia odontológica, a gengivectomia deve ser feita com um profissional habilitado e em uma clínica bem equipada. Além disso, o paciente também precisa seguir as instruções do dentista no pós-operatório, para ter uma recuperação rápida e evitar o risco de qualquer complicação.
Qual é a diferença entre gengivectomia e gengivoplastia?
As duas técnicas são muito parecidas, contudo, o objetivo delas é diferente. A cirurgia de gengivoplastia é feita por questões estéticas e tem como objetivo deixar o sorriso do paciente mais bonito.
Já a cirurgia de gengivectomia é feita nos pacientes que possuem uma alteração no volume gengival localizado.
Para que serve a cirurgia de gengivectomia?
Essa operação é realizada para ajudar na recuperação de uma doença da gengiva ou para corrigir um problema da gengiva que esteja relacionado ao contorno dos dentes.
Sendo assim, a cirurgia de gengivectomia é utilizada para diminuir o aspecto inchado da gengiva ou para retirar o excesso de tecido gengival que estava cobrindo parte dos dentes.
Portanto, se você tem excesso de tecido gengival e/ou uma gengiva inchada, vale a pena consultar um dentista para verificar se não é melhor fazer uma cirurgia de gengivectomia por questões de saúde.
Contudo, esse procedimento não é indicado para quando há necessidade de cirurgia óssea ou de exame de contorno e morfologia óssea.
Sendo assim, é sempre necessário que um dentista avalie bem o seu quadro e a sua saúde em geral antes de realizar esse tipo de procedimento.
Leia também: 7 principais doenças bucais e como evitá-las
Como é feita a cirurgia de gengivectomia?
Essa operação pode ser feita de duas formas, fazendo uma incisão em bisel verdadeiro ou em bisel inverso. A primeira técnica é usada para corrigir a altura e a espessura da gengiva.
Já o método com o bisel inverso é empregado nos casos em que é preciso corrigir somente a altura da gengiva.
Para fazer esse procedimento, o dentista primeiro limpa o local da cirurgia, aplica-se anestesia. Então, ele remove o excesso de tecido usando uma das técnicas citadas acima.
Após a remoção do tecido, o dentista costuma colocar cimento cirúrgico e curativos para proteger no local operado e evitar a sensibilidade pós-operatória.
A cirurgia de gengivectomia costuma demorar de 30 minutos a 2 horas, o tempo exato vai depender do quadro de cada paciente.
Quais são os cuidados no pós-operatório
Tomar os cuidados certos no pós-operatório é fundamental para que a recuperação seja rápida e para evitar qualquer tipo de complicação.
Os cuidados básicos que a pessoa deve tomar após esse procedimento são:
- Não ingerir alimentos duros e quentes durante alguns dias;
- Não levantar muito peso;
- Não fazer atividades físicas por um período de 7 dias;
- Tomar cuidado durante a escovação para não encostar a escova na gengiva;
- Não usar enxaguante bucal ou qualquer produto com álcool nas primeiras 24 horas após o procedimento;
- Não usar canudo para beber nas primeiras 24 após o procedimento;
- Não cuspir nas primeiras 24 horas após a cirurgia;
- Não fumar por pelo menos 24 horas após a realização do procedimento.
Também é comum que o paciente apresente um pouco de inchaço após a cirurgia de gengivectomia. Nesses casos, o ideal é aplicar uma compressa de gelo no local.
Além disso, em alguns casos o dentista também pode receitar alguns medicamentos, como analgésicos e anti-inflamatórios para o paciente tomar no período pós-operatório.
Quais são os riscos da gengivectomia?
A cirurgia de gengivectomia é um procedimento seguro e que possui poucos riscos e contra indicações.
Entretanto, pessoas que possuem alguma doença que deixa o sistema imunológico mais fraco, como problemas cardiovasculares, precisam de um cuidado maior durante o procedimento, para não correrem o risco de ter alguma infecção.
Por isso, é preciso contar com acompanhamento profissional qualificado no período pré e pós-operatório.
Qual o valor deste procedimento?
O preço dessa operação também costuma variar bastante, pois depende da área e extensão da cirurgia.
Portanto, quem está pensando em realizar esse procedimento precisa fazer uma avaliação profissional para saber exatamente qual será o valor da operação.
A cirurgia de gengivectomia é um procedimento seguro e eficaz e que pode contribuir muito para uma boa saúde bucal.
Se você quer cuidar da saúde da sua boca, você precisa contar com o acompanhamento de um bom dentista, e para isso você deve ter um plano odontológico que atenda todas as suas necessidades.
Confira os planos da Unimed Odonto e escolha o melhor para você.