Uma nova lei da cidade de Recife está obrigando a instalação de telhados verdes em prédios com mais de quatro pavimentos e área coberta acima de 400 metros quadrados. Sancionada no dia 13 de abril, a lei prevê o plantio de grama, hortaliças, arbustos e árvores de pequeno porte nas lajes dos edifícios.
O aumento de áreas verdes é uma das iniciativas que ajudam a diminuir o calor, baixando em até seis graus a temperatura no prédio em relação ao seu entorno – o que, em Recife, é mais do que bem-vindo.
As ideias verdes vão além. O projeto de lei prevê ainda a construção de reservatórios para captar água das chuvas em novos imóveis residenciais e comerciais. A água armazenada pode ser utilizada para regar plantas ou lavar calçadas e ainda ajuda a drenagem da cidade, evitando alagamentos.
Seria excelente se essas ideias fossem implementadas em outras partes do país, em caráter de urgência, sobretudo em virtude das mudanças climáticas provocadas pelo desenvolvimento.
Em Cuiabá, já existe uma estratégia parecida. O deputado estadual Oscar Bezerra (PSB) está propondo uma lei que obriga também a instalação de telhados verdes, diminuindo as ilhas de calor.
Todos os prédios com mais de quatro pavimentos, habitacionais ou não, com mais de 400 metros quadrados de área coberta, deverão implantar esse tipo de cobertura.
O projeto prevê também cursos e palestras para informar a população sobre os benefícios dos telhados verdes, incentivando as pessoas no momento de implantá-los e realizar sua manutenção.
“Cuiabá já foi conhecida como a Cidade Verde, mas estamos perdendo esse espaço”, diz o deputado. “Em um Estado com o clima seco como o nosso, essa conscientização é necessária”.
Fontes: Universo Jatobá (http://www.universojatoba.com.br/sustentabilidade/projetos-sustentaveis/lei-em-recife-obriga-instalacao-de-telhados-verdes-em-predios-com-mais-de-quatro-pavimentos) e Olhar Direto (http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=Deputado_Oscar_propoe_Lei_que_obriga_edificacoes_a_instalarem_Telhado_Verde&edt=31&id=395564)