Quais as causas mais comuns de sangramento na gengiva?
Entre as principais causas do sangramento na gengiva, é possível destacar: presença de restos de alimentos e placa bacteriana são as causas mais comuns de sangramento gengival. Fumar prejudica a saúde da gengiva.
Existem outras causas que também podem levar ao sangramento da gengiva?
Deficiência nutricional; erupção dos dentes; aparelhos ortodônticos; próteses ou restaurações mal adaptadas; alterações com a coagulação sanguínea, algumas doenças sistêmicas também podem levar ao sangramento gengival.
O que fazer para evitar sangramento gengival?
Escovar os dentes e usar o fio dental de forma adequada após as refeições, uma alimentação saudável e evitar fumar e ingerir bebidas alcoólicas são algumas das formas de prevenir o sangramento gengival.
Gengiva saudável não sangra, a presença de sangramento na gengiva é sinal de alguma alteração. Uma dieta pobre em nutrientes pode deixar os dentes e gengivas sujeitos a problemas. Ter um estilo de vida saudável e se alimentar de forma equilibrada pode ajudar a manter todo o corpo saudável, incluindo a gengiva. Procure um dentista sempre que observar alguma alteração em sua gengiva ou dentes!
Mariana Campinhos é Dentista e possui mais de 20 anos de experiência, atuando em diversas clínicas com vasta experiência em Radiologia. Atualmente é Dentista Auditora na Unimed Odonto.