Um caroço no céu da boca pode ter várias causas, desde condições benignas até problemas mais sérios. As causas comuns incluem cistos mucosos, abscessos dentários, torus palatino (uma protuberância óssea natural), ou lesões causadas por traumas. Em alguns casos, pode ser um sinal de câncer bucal.
Encontrar nódulos em qualquer área do corpo geralmente deixa as pessoas preocupadas, já que essas alterações estão normalmente associadas a várias doenças. Mas, e os nódulos que aparecem na região bucal, no céu da boca? Será que é normal ou exige preocupação?
Esse crescimento ósseo anormal no meio do céu da boca que se forma um nódulo é benigno e forma um caroço duro, podendo ser liso ou irregular e recebe o nome de torus palatino. O Torus palatino pode crescer lentamente ao passar dos anos, não causando dor, porém dependendo do tamanho pode comprometer a mastigação, resultando em um certo desconforto.
Sua origem não é clara, mas alguns fatores como hereditariedade e hábitos podem estar ligados. A melhor forma de lidar com o aparecimento do nódulo é consultando um dentista, pois o profissional irá realizar uma avaliação e recomendar o tratamento apropriado. O aparecimento do nódulo não determina o diagnóstico de uma doença, outros sintomas e sinais também devem ser analisados para diagnosticar ou não um problema de saúde. Por esse motivo, não devemos de imediato ao sentir um nódulo, já associar a um câncer, por exemplo.
O câncer de boca pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio.
Os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer da boca são o fumo e o álcool e o risco aumenta quanto maior for o número de cigarros e de doses de bebidas consumidos. A falta de higiene bucal e a alimentação pobre em vitaminas (principalmente vitamina C) e minerais e exposição ao sol também são fatores de risco).
Portanto, em qualquer sinal de algo diferente na cavidade bucal (cor, forma e textura), procure o mais breve possível o cirurgião dentista, que irá avaliar e direcionar o tratamento necessário.