Mas, primeiro de tudo, vamos entender o que é reembolso. É o ressarcimento que os planos dão para despesas assistenciais, como consultas, exames e outros procedimentos, realizados fora da rede credenciada e previstos em contrato. Para pedir reembolso, você tem que comprovar, através de documentação, que o serviço foi realizado e pago.
É nessa hora que surgem atitudes incorretas, que podem gerar, para quem pratica, consequências jurídicas negativas. Então, evite dor de cabeça, conhecendo as principais fraudes relacionadas ao reembolso:
- Fracionamento de recibos: o paciente pede que profissional ou clínica emita mais de um recibo ou nota fiscal para conseguir um reembolso mais alto, mesmo tendo realizado apenas um procedimento.
- Reembolso sem desembolso: clínicas permitem que o paciente não pague na hora com a promessa de crédito futuro do reembolso pago pelo plano. Agora, as operadoras passaram a exigir nota fiscal e também a comprovação do pagamento para aprovação do reembolso, conforme definição do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
- Reembolso assistido: o paciente passa seus dados pessoais, como login e senha do portal do plano, com a promessa de que a clínica vai dar uma “ajuda” no processo de reembolso. Só que, com todas essas informações, pessoas mal-intencionadas podem alterar os valores de pedidos de reembolso e solicitar reembolso por procedimentos não realizados.
- Falso procedimento: um tratamento não coberto pelo plano é realizado, mas a nota contém a descrição de um serviço diferente ou, então, o valor pedido é aumentado com a adição de procedimentos que não foram feitos pelo paciente.
APROVEITE A AMPLA REDE DA UNIMED
A pergunta que fica no ar é: “Por que pedir reembolso?” A Unimed oferece ampla rede de profissionais reconhecidos, além de clínicas, hospitais e laboratórios de qualidade. Então, é muito mais fácil ter o atendimento prestado pela rede credenciada: você só precisa apresentar o documento de identidade e a carteirinha do plano. Não tem que fazer nenhum pagamento nem ir atrás da documentação para reembolso e foge de qualquer fraude comprometedora.
Mais informações sobre a campanha “Saúde Sem Fraude” no site www.saudesemfraude.com.br.