Um belo sorriso chama a atenção e funciona como um ótimo cartão de visitas. No entanto, alguns problemas ortodônticos podem prejudicá-lo. Além disso, algumas dessas condições podem trazer prejuízos para a nossa saúde, provocando dores de cabeça, por exemplo. Nesses casos, um aparelho móvel pode resolver a situação.
O aparelho móvel pode ser usado após a retirada do fixo, para garantir que a arcada dentária não volte a ficar desalinhada. Assim como também pode ser usado para corrigir os mesmo problemas que outros tipos de aparelho.
Contudo, somente um ortodontista é capaz de avaliar se o paciente precisa usar um aparelho móvel ou fixo. Portanto, quem tem algum problema ortodôntico deve procurar um profissional especializado para saber qual é o melhor tratamento para o seu caso.
Continue lendo este texto para entender como o aparelho móvel bucal funciona, como ele deve ser usado e quais os cuidados que o paciente deve ter com esse dispositivo.
O que é um aparelho móvel bucal?
O aparelho móvel é um aparelho ortodôntico que pode ser removido da boca do paciente. Na maioria dos casos, os dentistas indicam que as pessoas só retirem esse dispositivo da boca na hora de comer e de fazer a higiene bucal.
Contudo, dependendo do problema ortodôntico que o paciente apresenta, esse tempo de uso pode ser reduzido apenas para o período noturno. Somente o dentista poderá determinar a quantidade de horas diárias que a pessoa deverá passar com o aparelho móvel.
Esse dispositivo, geralmente, é feito de acrílico e é moldado de acordo com o formato da boca do paciente.
Além disso, existem diferentes tipos de aparelhos móveis, sendo que os principais são:
- De contenção: usado principalmente após o tratamento com aparelho fixo;
- Funcional: serve para corrigir problemas de mordida aberta ou de arcada dentária inferior recuada;
- Extrabucal: mais usado em crianças.
Qual é a função do aparelho móvel?
A principal função do aparelho móvel é alinhar os dentes, e isso é feito por meio da movimentação da arcada dentária.
As movimentações feitas pelo aparelho móvel são mais suaves do que as realizadas pelo dispositivo fixo. Por isso, ele nem sempre é a melhor opção para todas as pessoas.
O aparelho móvel ajuda a resolver o problema de dentes apinhados e também pode ser útil para tratar questões relacionadas à fala e mastigação.
Quando o aparelho móvel é indicado?
Esse tipo de dispositivo é muito usado após o término de um tratamento com aparelho fixo. Isso porque, após o realinhamento da arcada dentária, a boca precisa de um tempo para se acostumar com esse novo formato.
Sendo assim, o uso do aparelho móvel nessas situações é indicado para que a arcada dentária não volte a ficar desalinhada.
Além disso, esse dispositivo é muito usado para tratar problemas ortodônticos em crianças, principalmente para corrigir a estrutura óssea.
O aparelho móvel também pode ser usado por adultos para tratar os mesmos problemas que o fixo trata, como má oclusão. Contudo, somente um ortodontista será capaz de definir qual é o melhor tipo de aparelho para cada paciente.
Quanto tempo é necessário usar o aparelho móvel?
O tempo de tratamento com o aparelho móvel varia bastante de acordo com cada paciente, por isso, é importante procurar um ortodontista para que ele possa avaliar o seu problema ortodôntico e, dessa forma, dar um prazo de tratamento mais preciso.
Contudo, o paciente precisa saber que, caso ele não use o aparelho móvel durante o período determinado pelo dentista, o tratamento pode demorar muito mais do que o previsto.
Sendo assim, se o ortodontista recomendar que você use o aparelho móvel o tempo todo, tirando o dispositivo apenas para comer, siga essa recomendação. Caso contrário, o seu tratamento pode não funcionar.
Nos primeiros seis meses de tratamento, é comum que os dentistas orientem os pacientes a usar o aparelho móvel 24 horas, retirando o dispositivo apenas para se alimentar.
Dependendo do avanço do tratamento, após esse período, o tempo de uso diário pode ser diminuído.
Como cuidar do aparelho móvel?
É fundamental cuidar bem do aparelho móvel para garantir a integridade do dispositivo. O ideal é que você manuseie essa peça com muito cuidado, pois se ela cair no chão pode ficar danificada e, nesse caso, o aparelho não fará a pressão necessária para corrigir a arcada dentária.
Além disso, é importante não deixar o aparelho perto do fogão, pois o calor pode danificar o dispositivo.
Fazer a higiene correta do aparelho é fundamental para evitar que ele acumule bactérias e sujeiras. Você pode fazer isso escovando o aparelho com uma escova de dentes macia e com um creme dental.
Veja também: Como escovar os dentes com aparelho? Veja 7 dicas
Quando você não estiver usando o aparelho, deixe-o guardado na própria caixinha que vem com o dispositivo. Dessa forma, ele estará mais protegido, diminuindo, assim, as chances de ficar danificado.
Além disso, é necessário retirar o aparelho da boca na hora de se alimentar. É permitido beber somente água com esse dispositivo na boca.
Qual é o valor do aparelho móvel?
O valor do aparelho móvel pode variar bastante conforme o problema ortodôntico apresentado pelo paciente e com o tipo de dispositivo que ele precisará usar. Além disso, a cidade na qual a pessoa mora também pode influenciar nesse preço.
Sendo assim, para saber exatamente o valor de um tratamento com aparelho móvel, será necessário consultar um ortodontista.
Se você quer cuidar melhor dos seus dentes para ter um sorriso mais bonito e harmonioso, você precisa contar com um bom plano odontológico.
Com esse produto você conseguirá fazer consultas frequentes com o dentista e cuidar melhor da sua saúde bucal. Sendo assim, acesse o site da Unimed Odonto, confira todas as coberturas disponíveis e contrate o plano que atender melhor às suas necessidades.