Existem vários tipos de aparelhos ortodônticos cujo objetivo é alinhar a arcada dentária. Entre eles está o aparelho extrabucal, um dispositivo muito eficaz, mas que não costuma ser bem aceito por alguns pacientes.
Isso acontece porque a estrutura do aparelho extrabucal, como o próprio nome já diz, é externa, o que faz com que esse dispositivo chame muita atenção, o que pode incomodar muito as crianças e adolescentes que precisam usar esse tipo de aparelho, por medo da reação dos amigos.
No entanto, em alguns casos, o aparelho extrabucal pode ser a solução mais rápida e eficaz para tratar o problema da arcada dentária. Além disso, nem sempre é necessário utilizar essa estrutura o tempo todo. Portanto, dependendo da condição do paciente, essa pode ser a melhor solução para ele.
Continue lendo este texto para entender melhor como funciona o aparelho extrabucal, em quais situações ele é indicado e quais são os cuidados que os pacientes devem ter com esse dispositivo.
O que é um aparelho extrabucal?
O aparelho extrabucal é composto por uma estrutura metálica, chamada de arco facial, cuja parte interna fica presa nos dentes molares e a externa em elásticos, presos em uma faixa, que pode ser apoiada na parte de trás da cabeça ou na região da cervical.
Os elásticos são os responsáveis por fazer a movimentação da arcada dentária. Existem três tipos de aparelhos externos, são eles:
- AEB: utilizado para conter o crescimento do maxilar superior (maxila);
- Mentoneira: opção para restringir o crescimento do maxilar inferior (mandíbula);
- Máscara facial: muito utilizado para tratar os casos de má oclusão.
Como existem diferentes tipos de aparelhos extrabucais, somente o ortodontista poderá definir qual é o melhor dispositivo para o seu caso.
Quando é recomendado o tratamento com esse aparelho?
O aparelho extrabucal é mais indicado para crianças e adolescentes. Isso porque ele é muito utilizado para conter o crescimento do maxilar, inferior e superior, e como nessa fase os ossos estão em desenvolvimento, esse dispositivo pode ser eficaz para evitar o desenvolvimento exagerado dessa parte do rosto.
Além disso, o aparelho externo pode ser muito útil para tratar os casos de má oclusão, que é o alinhamento anormal dos dentes.
Quando o aparelho extrabucal é contraindicado?
O aparelho extrabucal costuma ser contraindicado para adultos, já que essas pessoas já estão com estrutura óssea totalmente formada.
Além disso, como ele costuma afetar muito a autoestima dos usuários, visto que a sua estrutura é completamente externa, ele pode não ser indicado para adolescentes que já tem algum problema com a sua autoimagem.
Nesses casos, o aparelho extrabucal pode ser substituído por um pino no osso, também chamado de mini-implante, que vai fazer as movimentações necessárias no maxilar.
Contudo, essa solução é mais cara do que o aparelho extrabucal, por isso ainda não é acessível para todos os pacientes. Além disso, em alguns casos, ela pode não ser tão efetiva quanto o aparelho ortodôntico.
Como o aparelho extrabucal deve ser utilizado?
A maioria dos pacientes não precisa usar esse dispositivo o tempo todo. Em alguns casos, ele só precisa ser utilizado durante 12 horas. Portanto, a pessoa pode utilizá-lo enquanto dorme e apenas durante algumas horas enquanto está acordado.
Sendo assim, se você precisa usar um aparelho extrabucal, mas tem receio de utilizar esse dispositivo pela estética, saiba que nem sempre é necessário passar a maior parte do seu dia com ele.
No entanto, somente o ortodontista poderá determinar o tempo diário de uso do aparelho extrabucal.
Se o seu ortodontista pedir que você use o dispositivo por 12 horas todos os dias, é importante que essa recomendação seja seguida, caso contrário o tratamento não será efetivo.
Os pais de filhos pequenos que precisam usar o aparelho extrabucal precisam se certificar que a criança está usando o dispositivo da maneira correta.
Quais são os cuidados necessários com o aparelho extrabucal?
Quem utiliza esse tipo de aparelho ortodôntico precisa ter uma série de cuidados para garantir que o dispositivo funcione da melhor maneira possível.
Para isso, é importante manusear o aparelho com cuidado, para evitar que ele caia no chão e sofra alguma deformação com a queda. Além disso, não é indicado ficar passando a mão no arco facial, para evitar que ele saia do lugar.
Os elásticos que ficam presos no arco facial devem ser trocados constantemente, na maioria dos casos, essa troca deve ser feita a cada cinco dias. Contudo, o seu ortodontista indicará com qual frequência será necessário trocar essas estruturas.
A fim de garantir a integridade do dispositivo, é importante armazenar o aparelho no local indicado pelo ortodontista. Além disso, também é necessário guardar os elásticos no lugar onde o dentista indicou, em alguns casos eles devem ser armazenados na geladeira.
Além disso, quando o paciente for praticar algum esporte ele deve retirar o aparelho externo, para evitar impactos que podem danificar a estrutura e também machucar o usuário do dispositivo.
É muito importante higienizar o aparelho extrabucal da forma e com a frequência indicada pelo ortodontista.
Leia também: Como escovar os dentes com aparelho? Veja 7 dicas
Como saber se preciso de um aparelho extrabucal?
Somente um dentista poderá dizer se você precisa utilizar um aparelho extrabucal. Por isso, é importante ir regularmente ao consultório desse profissional. O ideal é ir uma vez a cada seis meses.
Se você tiver filhos pequenos, saiba que as crianças também precisam ir ao consultório odontológico com frequência, já que elas também podem apresentar problemas bucais e má formação na arcada dentária.
Além disso, caso haja algum problema na arcada dentária do seu filho, é melhor que ele faça o tratamento ainda criança, para não ter problemas sérios quando for adulto.
Por isso, você precisa de um bom plano odontológico para conseguir cuidar bem da saúde bucal da sua família.
Sendo assim, acesse o site da Unimed Odonto, confira todas as coberturas disponíveis, faça uma cotação e contrate o plano que for melhor para você e para a sua família.