O aparelho de contenção é um dispositivo fundamental para garantir a efetividade do tratamento ortodôntico. Isso porque, após a retirada do aparelho fixo, os dentes podem voltar a ficar desalinhados caso essa peça não seja usada.
A arcada dentária pode voltar a ficar desalinhada sem o uso do aparelho de contenção porque os tecidos de sustentação dos dentes possuem uma espécie de memória. Sendo assim, uma vez que eles param de ser estimulados a ficarem alinhados, no caso de quem tinha os dentes tortos ou apinhados, eles voltam para o lugar de origem.
Portanto, se você quer que o seu tratamento ortodôntico seja efetivo, continue lendo este texto para entender melhor como funciona o aparelho de contenção.
O que é um aparelho de contenção?
O aparelho de contenção, geralmente, é utilizado na última etapa de um tratamento ortodôntico para garantir que os dentes não voltem a ficar desalinhados com a retirada do aparelho fixo ou móvel.
Existem vários modelos de aparelho de contenção, divididos entre fixos e móveis. Na maioria das vezes, esses dispositivos são compostos por uma placa de acrílico e um fio de metal.
Apesar de existirem diferentes tipos de aparelhos de contenção, somente um dentista poderá indicar qual é o modelo ideal para o seu caso.
Além disso, quem usará esse dispositivo precisa saber que ele deve ser fabricado de acordo com as necessidades da pessoa.
Quem usa um dispositivo de contenção deve ir periodicamente ao consultório do ortodontista para que o profissional faça a manutenção da peça.
Quais são os tipos de aparelho de contenção?
A maioria dos dispositivos desse tipo são móveis, mas também há o aparelho de contenção fixo, feito de fios de aço presos na parte interna dos dentes, o que faz com que esse dispositivo seja muito discreto e não interfira na estética do sorriso do paciente.
Já entre os aparelhos de contenção móveis é possível encontrar três tipos de modelo. O aparelho Hawley é o tipo mais comum, ele consiste em uma placa de acrílico, que fica em contato com o céu da boca, e em um fio metálico que circunda os dentes.
Também há o modelo chamado placa a vácuo, que nada mais é do que uma placa feita de acetato transparente e que envolve completamente os dentes. Nesse caso, o aparelho não entra em contato direto com o céu da boca. Sendo assim, esse dispositivo pode ser uma boa opção para quem costuma sentir muita náusea.
O outro modelo de aparelho de contenção móvel disponível é similar à placa Hawley, sendo que a única diferença entre esses dois dispositivos é que este possui um fio de acrílico para envolver os dentes, o que deixa o dispositivo mais discreto.
É preciso usar o aparelho de contenção durante o dia todo?
Somente o ortodontista é quem poderá dizer o período diário no qual você deverá utilizar o aparelho de contenção.
Além disso, esse período costuma variar bastante conforme as condições de cada paciente. Em algumas situações o profissional poderá recomendar que a pessoa use o dispositivo o tempo todo, só retirando-o para se alimentar e para fazer a higiene bucal.
Já em outros casos, o ortodontista pode recomendar que o paciente faça uso do aparelho de contenção por um determinado número de horas por dia.
No entanto, é importante que o paciente utilize esse dispositivo pelo tempo que o ortodontista recomendou. Caso contrário, o tratamento não será bem-sucedido e os dentes da pessoa podem voltar a ficar tortos ou apinhados.
Pode dormir com o aparelho de contenção?
Na maioria das vezes, o paciente pode dormir com o aparelho de contenção. Aliás, em algumas situações, o ortodontista pode recomendar que a pessoa só use o dispositivo no período noturno.
Usar o aparelho de contenção durante à noite costuma ser muito recomendado. É nesse momento que o dispositivo passará mais tempo na boca, já que a pessoa não vai tirar a peça para se alimentar ou para escovar os dentes.
Quanto tempo dura o uso do aparelho de contenção?
O tempo total do tratamento com o aparelho de contenção varia conforme a situação de cada paciente. Geralmente, o tratamento dura de um a cinco anos.
Em casos raros, o ortodontista pode recomendar que a pessoa use o aparelho de contenção indefinidamente, pois há grandes chances dos dentes voltarem a ficar tortos ou apinhados se isso não for feito.
Como escovar os dentes com aparelho de contenção?
Quem usa um aparelho de contenção móvel deve retirar o dispositivo da boca e realizar a higiene bucal normalmente, escovando os dentes com uma escova de macia, usando creme dental com flúor e passando fio dental.
Também é muito importante higienizar bem o aparelho de contenção, para evitar que ele acumule sujeiras e bactérias. Isso pode ser feito escovando o dispositivo com uma escova de dentes. Contudo, não use creme dental nesse processo, pois esse produto pode conter substâncias abrasivas que podem danificar o dispositivo.
Além disso, para que o aparelho fique realmente limpo, é indicado que você deixe o dispositivo de molho em uma solução de antisséptico bucal por 30 minutos uma vez por semana.
Já quem faz uso do aparelho de contenção fixo deve usar uma escova de dentes especial para fazer a higiene bucal. Nesse caso também é fundamental passar o fio dental entre os dentes.
Veja também: Como Escovar os Dentes com Aparelho: 7 Dicas de Limpeza
Como cuidar do aparelho de contenção?
Além de saber como limpar o aparelho de contenção, é necessário aprender a como cuidar desse dispositivo para evitar que ele se desgaste.
Quem usa um aparelho móvel deve sempre guardar a peça na caixinha apropriada quando for tirá-la da boca. Dessa forma, o dispositivo ficará bem armazenado e correrá menos risco de sofrer danos com eventuais impactos.
Também é fundamental manter o aparelho longe de superfícies quentes, como o fogão, pois o calor pode danificar a peça.
Como ter um sorriso sempre bonito?
Agora que você já descobriu o que é aparelho de contenção e para que serve esse dispositivo, saiba que para ter um sorriso bonito e saudável é necessário consultar um dentista, pelo menos, a cada seis meses.
Por isso, é importante que você conte com um bom plano odontológico para conseguir fazer todas as consultas e tratamentos necessários para manter um sorriso bonito.
Sendo assim, acesse o site da Unimed Odonto, confira todas as coberturas disponíveis, faça uma cotação e contrate o plano que for melhor para você e para a sua família.