Problemas bucais não envolvem apenas dor de dente e questões de higiene dental. A afta no céu da boca ou em outras regiões pode ser algo extremamente incômodo com o qual infelizmente temos que lidar.
Quando surgem essas feridas bucais, é normal ter dificuldades para se comunicar e se alimentar. Afinal, o contato da comida ou da língua com a lesão causa dor e desconforto.
Se você quer entender o que causa a afta no céu da boca e como tratá-la, continue conosco!
Quais são as principais feridas no céu da boca?
Antes de falarmos especificamente sobre as aftas, saiba quais são as feridas mais comuns no céu da boca:
- queimaduras;
- aftas;
- câncer bucal: pode causar lesões de difícil cicatrização na região;
herpes: pode causar pequenas bolhas no local.
Quais são as principais causas da afta no céu da boca
As aftas podem ser ocasionadas devido à baixa imunidade ou a um período com muito estresse e ansiedade que fazem com que aumentem o surgimento das feridas.
Além disso, podem surgir por traumas na região, como em casos de ingestão de alimentos ácidos ou muito quentes, ou mesmo após cirurgia bucal no palato ósseo.
Outros fatores que podem causar a afta são:
- aparelhos ortodonticos mal ajustados;
- alergias ou intolerância a determinados alimentos;
- mudanças hormonais, como as que acontecem durante uma gravidez;
- doenças inflamatórias;
- problemas gastrointestinais
- falta de nutrientes como ferro ou vitamina B12;
- parar de fumar: o cigarro faz mal à saúde bucal e também pode gerar desconforto durante o início da fase de abstinência. Além disso, é possível ocasionar aftas na região bucal, incluindo no céu da boca;
Eventuais doenças no sistema digestivo, ou autoimunes como Lúpus e HIV, também podem ocasionar o surgimento de aftas.
Como realizar o tratamento de aftas no céu da boca?
Após duas semanas, as aftas devem desaparecer naturalmente. Seu tratamento é basicamente padrão para qualquer região da boca.
No entanto, existem alguns tratamentos caseiros para afta no céu da boca que você pode adotar caso o desconforto persista no início:
- opte por uma escova de dentes macia: mesmo que a escova não cause fricção constante com o céu da boca tal qual ocorre com a gengiva ou língua, evite cerdas que possam irritar a região;
- evite bebidas muito quentes;
- evite alimentos muito salgados, picantes ou muito ácidos;
- alimente-se de forma saudável;
- evite mascar chiclete.
Se após duas semanas permanecer a dor e desconforto, é indicado procurar um especialista para que ele prescreva pomadas analgésicas e anti-inflamatórias ou medicamentos de uso oral.
Quanto tempo dura uma afta?
A duração de uma afta no céu da boca depende de vários fatores, um deles é a imunidade do paciente.
De forma geral, elas podem durar entre 7 até 14 dias, sem deixar cicatrizes. Porém, se possuírem mais de 1 centímetro de diâmetro, poderão demorar mais dias para cicatrizar. Conforme já dissemos, o esperado é que desapareçam naturalmente após duas semanas.
Quando é preciso se preocupar?
Em relação ao tempo de duração, procure ajuda especializada caso se prolongue por mais de duas semanas. Além disso, se o surgimento das aftas ocorrer de forma frequente, é necessário realizar uma investigação junto a um dentista para entender o que está causando seu aparecimento.
Nesse caso, será solicitado exames para realizar o diagnóstico e iniciar o tratamento correto.
Como prevenir o surgimento de aftas e feridas no céu da boca?
Ainda não existe uma estratégia 100% válida para evitar o surgimento das aftas. No entanto, existem alguns hábitos saudáveis e práticas que você pode adotar para ajudar seu organismo na prevenção.
1. Tenha uma alimentação saudável
Para aumentar a imunidade do corpo, é importante ter uma alimentação adequada com alimentos saudáveis. Adicione verduras, legumes e frutas ao seu cardápio.
Além disso, é recomendado consumir iogurte e leite fermentado, pois eles apresentam lactobacilos vivos que auxiliam na prevenção dessas feridas.
2. Adicione alimentos ricos em ferro à alimentação
Uma das potenciais causas de aftas na boca é a deficiência de ferro no organismo. Por isso, cuide para que sua alimentação inclua algo com esse nutriente, como o feijão ou a couve.
3. Consuma alimentos com Vitamina B12
Assim como no caso do ferro, a ausência de vitamina B12 também é um potencial causador da afta. Por isso, alguns alimentos essenciais são:
- leite;
- iogurte;
- carne;
- salmão;
- atum;
- fígado de boi ou frango, entre outros;
4. Evite alimentos ácidos
Evite alimentos que possam ferir ou hiper-sensibilizar o céu da boca, como os mais ácidos, ou crocantes e duros. Esse mesmo cuidado vale na hora de evitar consumir alimentos ou bebidas muito quentes.
5. Realize uma boa higienização bucal
A falta de higienização bucal pode ocasionar cárie e gerar lesões nas mucosas, como a afta no céu da boca.
Sendo assim, é importante sempre escovar os dentes, usar fio dental e realizar bochecho com enxaguante.
Além disso, realize consultas com o seu dentista frequentemente.
Está lidando com o desconforto de uma afta no céu da boca, ou em outra região, e não sabe mais o que fazer para melhorar? Enquanto você espera o dia marcado para visitar seu dentista, confira algumas soluções caseiras para aliviar a dor causada pela afta!