Investir em uma alimentação saudável e visitar o médico regularmente são atitudes essenciais para evitar os males do coração e os da próstata. Mas, definitivamente, isso não o transforma em uma pessoa mais saudável. Prova disso é que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), eles vivem, em média, sete anos a menos do que as mulheres.
Acredita-se que um dos motivos para isso seja o fato de ele ir bem menos ao médico. Enquanto elas vão ao ginecologista regularmente, apenas para checar se está tudo bem, eles só aparecem no consultório quando estão com algum incômodo – muitas vezes sintomas de uma doença já em estágio avançado.
Os problemas que mais acometem o sexo masculino são as doenças cardiovasculares (o infarto e o acidente vascular cerebral, o AVC) e o câncer de próstata. Ambas podem ser evitadas com, por exemplo, visitas regulares a um clínico geral, ao cardiologista ou mesmo ao urologista. A palavra-chave aqui é PREVENÇÃO, seja tendo um estilo de vida mais equilibrado, seja procurando um especialista que avalie a quantas anda saúde.
Para blindar o coração
Um grande estudo, envolvendo 52 países e intitulado Interheart, constatou que pelo menos 90% dos infartos têm causas conhecidas: tabagismo, colesterol alto, hipertensão, diabetes,obesidade, sedentarismo, má alimentação, estresse e depressão. Nos homens, em especial, é importante ficar atento a circunferência abdominal (não deve chegar a 100 cm).
O acumulo de gordura nesta parte do corpo é extremamente danosa ao coração.
Para blindar o sistema cardiovascular é preciso cuidar da alimentação (dar preferência para os grãos integrais, frutas, verduras e carnes magras), praticar exercícios e, ainda, ter uma atividade relaxante. Vale reservar um tempo para brincar com os filhos, jogar bola com os amigos, meditar, surfar, desenvolver um hobby.
O que não pode faltar no prato:
- Tomate: uma serie de estudos já demonstrou o bem que ele faz para o organismo masculino, em especial na redução do risco de desenvolver o câncer de próstata. Isso se deve a um nutriente conhecido como licopeno.
- Azeite de Oliva: seu consumo, moderado, ajuda a reduzir os níveis do chamado colesterol ruim. No entanto, é importante consumir a versão extravirgem e colocá-lo depois que o prato estiver pronto. Quando aquecido, o azeite perde boa parte de seus benefícios.
- Frutas Oleaginosas: fontes de ômega 3, elas auxiliam na redução de pressão arterial, do triglicérides e do colesterol. Fazem parte desta lista as castanhas, as amêndoas e as nozes.
- Fibras Solúveis: ajudam a varrer o colesterol ruim e auxiliam o controle da glicose. Boas fontes: aveia, feijão, lentilha e maçã.
A boa noticia: 70% dos casos de câncer de próstata são diagnosticados por meio de exames. Melhor ainda: a chance de cura é de 80%, quando diagnosticado no início.
Fiquei Muito Interessado pelo seu post.Vou acompanhar seu Blog que é muito bom. É TOP ! Esse tipo de conteúdo tem me agregado muito conhecimento.Grato !
Olá Everaldo. Estamos muito felizes que você tenha gostado do nosso conteúdo! Para a Seguros Unimed,
cuidar vai muito além da saúde física e financeira. Cuidar é colaborar, se preocupar, compartilhar ideias, promover mudanças,
deixar legados.