A cidade de Friburgo tem reputação de ser a capital ecológica da Alemanha. É cidade exemplo quando se fala em redução da emissão de CO2 per capita e demonstra excelência no sistema de transporte público, com 35% dos residentes vivendo sem carro.
O destaque vai para o bairro Schlierberg: projetada pelo arquiteto alemão Rolf Disch, foca na construção de casas e vilas que planejam as instalações solares desde o início do projeto, incorporando inteligentemente uma série de grandes painéis solares sobre os telhados. Os edifícios também foram construídos dentro das normas de arquitetura passiva, o que o permite produzir quatro vezes a quantidade de energia que consome, provando que uma construção ecológica pode ser muito lucrativa.
O condomínio, com cerca de 11 mil m2, possui densidade média, tamanho balanceado, acessibilidade, espaços verdes e exposição solar. Ao todo são 59 residências e um grande edifício comercial, chamado Solar Ship, que criam uma região habitável com o menor impacto ambiental possível. Todas as casas são de madeira e construídas apenas com materiais de construção ecológicos.
As coberturas captam a água da chuva, que é utilizada na irrigação de jardins e nas descargas de vasos sanitários. E para finalizar, as instalações permanecem livres de carros, graças à garagem abaixo do edifício comercial, onde é organizado um sistema de compartilhamento de automóveis.
Fonte: Ciclo Vivo