Uma pesquisa realizada pelo Greenpeace listou o desempenho das maiores grifes de luxo do planeta. No estudo, 15 marcas da alta-costura foram convidadas para responder um questionário da ONG.
O projeto levou em consideração três quesitos: política de compra de couro (se é proveniente de criações de gado ligada ao desmatamento de florestas), origem da celulose usada para fazer embalagens de papel (se ocasionou a derrubada ilegal de árvores) e a qualidade da produção têxtil (se há o uso de produtos químicos perigosos que possam comprometer os recursos híbridos).
As grifes ganharam bolinhas de cores diferentes para cada quesito. A verde correspondia a um desempenho bom, a amarela a um desempenho regular, a vermelha significava insatisfatório, e a preta, fracasso.
Apenas uma marca recebeu todas as bolinhas verdes: a grife italiana Valentino. De acordo com o Greenpeace, a grife é transparente sobre seu compromisso com a implementação de políticas de desmatamento zero para o couro e embalagens e procura reduzir ao máximo o impacto ambiental da produção de tecidos. Por outro lado, seis das 15 grifes receberam apenas bolinhas pretas. São elas: Alberta Ferretti, Chanel, Dolce & Gabbana, Hermés, Prada e Trussardi.
Para conferir a pesquisa na íntegra e em inglês, clique no link: http://en.thefashionduel.com/wp-content/uploads/sites/2/2013/01/TFD_RANKING1.pdf