Segundo um levantamento realizado pela Liga Ventures em parceria com a PWC Brasil, o número de Health Techs no Brasil cresceu cerca de 16% entre 2019 e 2022. Atualmente, existem aproximadamente 545 empresas divididas em diversas categorias, que vão desde soluções de agendamento de consultas e procedimentos até o controle de doenças crônicas e saúde mental.
É interessante observar que os novos negócios trazem soluções para o mercado de saúde como um todo. Isso significa que não atingem apenas os usuários dos serviços e produtos do segmento, mas todas as pessoas envolvidas neste ecossistema, que participam das mais diferentes esferas, e contribuem para o bom funcionamento desta “engrenagem”.
Para você ter uma ideia, o Brasil já é considerado o 8º maior mercado de saúde do mundo, mostrando toda força deste segmento! Afinal, temos uma população de mais de 200 milhões de habitantes e quando o assunto é saúde, a abordagem se torna bastante complexa: a maioria ainda enfrenta dificuldades em ter acesso aos tratamentos, exames e consultas e procura uma assistência mais assertiva.
Diante dessa realidade, as Health Techs fornecem produtos e serviços inovadores para o setor da saúde impactando positivamente o ecossistema, acelerando transformações, solucionando problemas e preenchendo espaços até então esquecidos.
Fábio Nogi, superintendente de Inovação e Odontologia da Seguros Unimed, em participação no podcast “Stormia Talks”, da seguradora, cita como um grande avanço nesse sentido a criação do Super App Odonto Unimed, desenvolvido para tornar a vida dos usuários mais simples. E por quê? Porque, por ele, é possível gerenciar os produtos contratados, tirar dúvidas em relação à saúde bucal, monitorar e criar hábitos de saúde melhores, além de acessar conteúdos exclusivos e de parceiros da Unimed Odonto. Ele ainda aponta que o app foi criado, inclusive, para pessoas que não são seguradas da Unimed.
Se você quer se aprofundar no tema das Health Techs ou, então, em assuntos relacionados à tecnologia e inovação, acompanhe nossa série de podcasts. Lá tem muita novidade interessante sobre o segmento. Para ouvi-lo, clique neste link.