Se você sofre com manchas nos dentes, a microabrasão dental é uma técnica simples e eficaz que pode acabar com esse problema
Ter um sorriso bonito e harmonioso é o desejo da maioria das pessoas. No entanto, os dentes manchados podem atrapalhar a estética do sorriso. É possível resolver esse problema usando uma técnica simples, e mais acessível do que as conhecidas lentes de contato, que é a microabrasão dental.
Esse procedimento pode ser realizado no próprio consultório odontológico e costuma durar cerca de 40 minutos. Entretanto, o tempo pode ser maior ou menor dependendo da quantidade de dentes manchados.
Se você quer cuidar do seu sorriso, continue lendo este texto para entender melhor o que é microabrasão dental, como esse procedimento é feito e quais são as principais vantagens e desvantagens dele.
O que é microabrasão dental e como funciona?
É um procedimento odontológico seguro e eficaz na remoção de manchas localizadas na camada superficial dos dentes. É importante entender que a técnica é indicada apenas para estes casos, já que ela não age nas manchas mais profundas.
Para realizar esse procedimento, é necessário desgastar um pouco o esmalte dentário. Contudo, de acordo com um estudo publicado na revista odontológica da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), essa perda é irrelevante quando comparada com a espessura do esmalte dentário.
Quais são as indicações da microabrasão dental?
Não existe uma idade mínima para a realização desse procedimento. No entanto, os profissionais só recomendam que ele seja realizado nos dentes permanentes.
Geralmente, a técnica de microabrasão é indicada para os seguintes casos:
- Manchas brancas causadas pelo excesso de flúor — condição comum na fluorose;
- Manchas causadas por alimentos, como café;
- Desmineralização dos dentes — condição comum após o término de um tratamento ortodôntico;
- Hipocalcificação (falta de cálcio na formação dos dentes);
- Tabagismo;
- Uso contínuo de alguns tipos de antibióticos.
Como é realizada a microabrasão dental?
Antes de realizar o procedimento, o dentista deve avaliar a mancha presente no dente do paciente para verificar a extensão e definir se a microabrasão realmente é a melhor solução para o caso.
Uma vez que o profissional verificou que a microabrasão é realmente a técnica mais recomendada para o paciente, ele pode começar o procedimento.
O primeiro passo é proteger a gengiva da pessoa, para que os materiais usados no processo não agridam essa região da boca. Na maioria dos casos isso é feito com diques de borracha.
Leia também: Gengiva Inchada: Quais as Principais Causas e Como Tratar?
Em seguida, o dentista vai aplicar uma substância composta por ácido hidroclorídrico 18%, ou fosfórico 37%, e pó de pedra-pomes no dente do paciente. O objetivo dessa solução é promover uma esfoliação na superfície.
Após aplicar essa substância, o dentista vai usar um instrumento rotatório para facilitar a inserção da solução e remover os restos de esmalte dentário.
O próximo passo é fazer um polimento no esmalte para evitar que ele fique amarelado, e também para deixar essa superfície mais brilhante.
Em alguns casos, pode ser necessário fazer mais de uma consulta para ter resultados satisfatórios.
Quais são os cuidados pós-tratamento?
Como esse procedimento é simples e pouco invasivo, não há uma recomendação geral acerca de o que o paciente deve fazer após passar por uma microabrasão dental.
Sendo assim, é importante conversar com o profissional responsável pela realização do procedimento para saber quais cuidados que ele orienta que o paciente tenha após a realização desse processo.
Microabrasão dental x clareamento dental: qual a diferença?
A microabrasão só deve ser empregada nos casos em que as manchas estão localizadas no esmalte dos dentes.
Já a técnica de clareamento dental pode ser utilizada para uniformizar a cor dos dentes que possuem manchas localizadas no interior da estrutura dentária, ou seja, o clareamento não remove manchas do esmalte.
Apesar do clareamento uniformizar a tonalidade, ele não é um procedimento definitivo, diferente da microabrasão.
Quais são as vantagens e desvantagens da microabrasão dental?
O procedimento apresenta muitas vantagens. As principais são:
- É eficaz na remoção das manchas localizadas no esmalte dentário;
- É mais acessível do que outros procedimentos odontológicos utilizados para uniformizar a tonalidade dos dentes;
- Pode ser feito no próprio consultório odontológico;
- O procedimento é rápido;
- Não é invasivo;
- A recuperação do paciente é rápida;
Já entre as desvantagens dessa técnica, como já citado anteriormente, ela não é eficiente para remover as manchas das camadas mais profundas do dente. Outro ponto negativo, é que podem ser necessárias várias consultas para que o paciente perceba um resultado efetivo.
Além disso, em alguns casos, para que esse tratamento seja realmente efetivo, pode ser necessário combiná-lo com algum tipo de clareamento dental.
Existem estudos e pesquisas sobre a eficácia da microabrasão dental?
Existem vários estudos acadêmicos que comprovam a segurança e a eficácia dessa técnica. Uma dessas pesquisas foi publicada na Revista de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP).
De acordo com esse estudo, quando a técnica de microabrasão é bem aplicada ela apresenta resultados satisfatórios.
Outra pesquisa, publicada na Revista de Odontologia da Unesp, afirmou que a técnica de microabrasão foi eficaz para recuperar a estética do sorriso dos pacientes acompanhados ao longo do estudo.
Como prevenir o aparecimento de manchas nos dentes?
Apesar de existirem técnicas eficazes para remover e uniformizar a tonalidade dos dentes, como a microabrasão dental, é sempre melhor prevenir o aparecimento de manchas.
Confira a seguir algumas formas simples de evitar que os seus dentes fiquem manchados:
- Não fume — a nicotina pode causar o amarelamento dos dentes;
- Não consuma bebidas alcoólicas de maneira excessiva;
- Escove bem os dentes após cada refeição;
- Evite o consumo de refrigerantes — essas bebidas podem causar a erosão do esmalte dos dentes;
- Evite o consumo exagerado de alimentos pigmentantes — como café, vinho tinto e molho de tomate.
Além disso, é fundamental consultar um dentista com frequência, para que ele possa fazer uma limpeza profissional nos seus dentes e indicar quais cuidados você deve ter para que o seu sorriso seja sempre saudável e bonito.
O ideal é que você conte com um plano odontológico que ofereça uma ampla gama de cobertura e possua vários profissionais altamente qualificados cadastrados. Se você quer cuidar bem da sua saúde bucal e ter um sorriso harmonioso, acesse o site da Unimed Odonto, confira todas as coberturas disponíveis e contrate o plano que for melhor para você.