Sabemos que uma urgência odontológica requer um atendimento rápido, geralmente para salvar um dente, aliviar a dor intensa ou trauma na cavidade bucal. É definida como uma situação que não oferece risco de vida ao paciente, mas que exige um atendimento prioritário.
Cabe ao profissional dentista avaliar o quadro o mais rápido possível, diagnosticar e tratar as possíveis complicações. E, para um atendimento ainda mais assertivo, o paciente pode procurar a Teleorientação Odonto, caso seja uma ferramenta oferecida pelo seu plano odontológico.
O Conselho Federal de Odontologia – CFO identificou alguns casos que levam as pessoas a buscarem atendimento odontológico urgente. Conheça algumas:
- Dor odontológica aguda decorrente de inflamações da polpa;
- Dor relacionada a processos infecciosos envolvendo os terceiros molares retidos;
- Inflamação pós-operatória causada após atendimento cirúrgico;
- Remoção de suturas;
- Abscessos ou infecção resultando em dor e inchaço;
- Fratura de dente, resultando em dor ou causando trauma;
- Cimentação ou fixação de trabalho protético;
- Ajuste ou reparo de próteses que estejam causando dor ou com a função mastigatória comprometida;
- Cáries extensas ou restaurações com problemas que estejam causando dor;
- Trauma dentário;
Não são considerados urgentes os atendimentos e exames de rotina, assim como consultas com finalidade preventiva.
Com o propósito de apoiar seus beneficiários em situações de emergências, a Unimed Odonto disponibiliza uma ferramenta de consultoria virtual de saúde bucal. O objetivo é encontrar, de forma fácil e rápida, a unidade mais próxima ou o especialista mais indicado para atender a necessidade do paciente, considerando sintoma e localização.
Para ter excelentes profissionais da área sempre à sua disposição, uma boa ideia é contratar um dos planos da Unimed Odonto. Há opções para todos os perfis, sempre contando com atendimento especializado em todo o Brasil.