O comportamento do consumidor mudou. Isso é fato. E em 2021, empresas e cooperativas fizeram de tudo para acompanhar essas mudanças que geraram grandes transformações no mercado, principalmente com o forte crescimento do comércio online.
A pandemia que manteve todo mundo em casa por, pelo menos, dois anos é prova de que o cooperativismo é a solução para, se não todas, grande parte das relações entre empresas, pessoas e marcas.
Podemos destacar algumas características do cooperativismo que fazem toda a diferença nessas relações: a transparência, a descentralização, além do trabalho em equipe, principalmente nas áreas de comunicação, marketing e vendas, com o uso de canais digitais.
Em 2022, o mercado já estava mais preparado para esse protagonismo que o cooperativismo ganhou e mostrou algumas tendências. Vamos a elas:
1) Open Banking/Finance
Neste sistema aberto, o cliente é dono dos seus dados e escolhe com quais empresas compartilhá-los. Além disso, a forma de comunicação entre bancos, cooperativas de crédito, seguradoras, previdência e câmbio é padronizada. Os serviços oferecidos são personalizados e mais vantajosos.
2) Entregas rápidas
Com o crescimento do comércio online, portais multimarcas passaram a contar com pequenos fornecedores para solucionar problemas de logística no interior. Esse modelo facilita a participação das cooperativas no negócio, com frete rápido e até aquelas entregas que acontecem horas depois da compra/pagamento.
3) Omnichannel
É a oferta da mesma experiência de compra por meio de diversos canais de comunicação. Um exemplo é comprar pelo site e retirar a mercadoria na loja. Isso amplia as oportunidades de negócio. Essa estratégia pode funcionar como um diferencial da cooperativa.
4) Chatbot
Ferramenta que possibilita a conversa do cliente com a empresa como se fosse com uma pessoa com o uso da pré-programação ou da inteligência artificial. O objetivo é facilitar o contato entre as pessoas.
5) Alimentação saudável
Durante os dois anos de confinamento por conta da pandemia de Covid-19, as pessoas começaram a cozinhar em casa e optar por alimentos mais saudáveis. Essa tendência pode ser aplicada por cooperativas do setor agropecuário, mostrando a preocupação com o bem-estar desde a produção até o produto chegar nas prateleiras dos supermercados.
Aqui, nós listamos cinco tendências, mas outras certamente surgiram para ficar e transformar nossa sociedade. O cooperativismo pode, sim, trazer boas soluções para facilitar nossas vidas.