Muitas vezes, uma fratura no dente pega as pessoas de surpresa e pode causar dor, incômodo e interferir na auto confiança, principalmente se for nos dentes frontais.
Por isso, nesses casos é fundamental procurar um atendimento odontológico para a realização de um raio-x e tratamento do dente.
Embora as fraturas dentárias sejam comuns, existem algumas causas preveníveis e alguns hábitos que você pode adotar para fortalecer os seus dentes. Explicaremos mais no decorrer desse conteúdo, continue conosco!
Como é a estrutura de um dente?
De antemão, é importante saber sobre toda a estrutura que compõe o dente, para ter conhecimento da gravidade da fratura
Um dente é dividido em duas partes: a coroa é a parte visível na boca, e a raíz, que fica protegida pela gengiva. Todo dente é composto por uma camada de esmalte, dentina, cemento e polpa, e encoberto por osso e pela gengiva.
O esmalte é a parte mais superficial da coroa do dente, sendo um tecido extremamente mineralizado e forte. Quando saudável, ele é branco, brilhante e livre de manchas.
Além disso, a dentina é o que compõe boa parte do dente, sendo também composto por minerais e outros compostos orgânicos, inervação e é responsável por absorver os impactos da mastigação.
O cemento é a parte mais externa da raiz, é menos rígida que o esmalte e proporciona a estabilidade radicular.
Por fim, a polpa é a parte mais interna do dente. Altamente inervada, vascularizada e sensível. Quando essa parte do dente é danificada, muitas vezes é necessário o tratamento de canal.
O que causa fratura no dente?
Os principais fatores que podem causar fratura no dente são:
- enfraquecimento da estrutura dentária: por exemplo, quando a cárie alcança as estruturas mais internas do dente, como dentina e polpa.
- infiltração em uma restauração: quando uma cárie infiltra um dente já restaurado, o dente pode ficar fragilizado e fraturar;
- acidentes: embora o dente seja composto por material forte e resistente, pancadas muito fortes podem causar sua quebra. Os principais casos relacionados a acidente são de fratura dos dentes da frente;
- bruxismo: o bruxismo também pode causar fraturas nos dentes anteriores e posteriores. Por isso, é necessário o uso de placa apropriada durante as noites de sono;
- fratura no dente com canal: dentes com canal são finalizados com resina. Nesse caso, se o dente ficar “alto”, isso pode prejudicar a mordida do paciente e acarretar uma fratura no elemento dentário;
- trauma dentário: uma queda pode machucar a região oral e principalmente levar a uma lesão nos dentes anteriores;
- má higienização: a má higienização recorrente dos dentes pode enfraquecê-los e deixá-los sujeitos a formação de tártaros e cáries que, por sua vez, podem causar a fratura
Quais são os tipos de fraturas?
As fraturas dentárias são separadas em dois tipos: coronária e radicular.
As coronais são lesões apenas na coroa do dente, em que é possível acontecer a reconstrução do dente apenas por restaurações ou próteses dentárias. Já a fratura radicular ocorre na raiz do dente e requer radiografia por se tratar de uma estrutura interna.
Como tratar a fratura em raiz do dente
Uma das principais dúvidas dos pacientes é sobre o que fazer no caso de uma fratura no dente. O ideal é procurar imediatamente o atendimento com um dentista para realizar o procedimento de restauração.
A conduta do profissional vai depender do tipo de fratura do paciente. Em casos de fratura coronária é realizada apenas uma restauração ou prótese dentária.
Já em fraturas radiculares, é necessário fazer uma radiografia do dente. Após isso, é feita a extração para realizar a colocação de um implante ou desenvolvimento de uma prótese para o paciente.
Radiografia
Fazer um raio-x é necessário para a análise de toda a estrutura dentária, para detectar se a trinca e/ou fratura é apenas na coroa dentária ou na raiz do dente.
Novo tratamento de canal
Nos casos em que a fratura ocorrer em dente com canal, pode ser necessário um novo tratamento endodôntico.
É preciso uma avaliação do dentista para verificar se é necessário refazer todo o canal e uma nova restauração para evitar infiltração de cáries.
Restauração do dente
Se a fratura afetar apenas a coroa do dente de forma superficial, é possível fazer apenas um polimento para ele ficar liso novamente.
Mas se a fratura for mais profunda na coroa, será necessário restaurar o dente.
Por isso, para garantir que você estará protegido em casos de acidentes, conte com um bom plano odontológico que permita buscar ajuda a qualquer momento sem maiores preocupações!