Uma pesquisa realizada em abril de 2022 pelo PoderData para a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) indica que a saúde é a segunda maior preocupação de vida dos brasileiros. No entanto, esse mesmo levantamento mostra que 71% dos entrevistados não realizam qualquer atividade para prevenção de doenças e a promoção do bem-estar físico e/ou emocional.
O cenário revelado pela pesquisa “A saúde que os brasileiros querem” aponta o quanto campanhas como a Julho Neon – criada pela SINOG (Associação Brasileira de Planos Odontológicos) e apoiada pela Unimed Odonto para democratizar o acesso à saúde bucal – ainda se fazem necessárias no Brasil para mobilizar a população em torno dos cuidados integrados.
Seja com foco na saúde bucal ou outras partes do corpo, a prevenção sempre é a melhor saída para evitar doenças. O consumo de alimentos ricos em vitaminas, como as frutas, ajuda na produção de saliva, evitando a proliferação de bactérias. Ao mesmo tempo, fornece os nutrientes necessários para o bom funcionamento do intestino, órgão vital para manter a imunidade.
A prática de atividade física também pode ser encarada como método de promoção da saúde. Ao se exercitar o cérebro libera uma grande quantidade de serotonina, neurotransmissor (substância que faz a comunicação entre os neurônios) responsável pela sensação de bem-estar.
Um estudo publicado no início deste mês apontou o benefício do exercício físico mesmo para os “atletas de fim de semana”, que se exercitam em menor frequência.
Conduzida por cientistas brasileiros e disponível no JAMA, periódico da Associação Médica Americana (AMA), a pesquisa avaliou 350 mil pessoas nos Estados Unidos e indicou menor risco de mortalidade em quem praticava ao menos 150 minutos semanais de atividade física com intensidade moderada ou intensa em relação às pessoas sedentárias.
Em conjunto com consultas frequentes aos profissionais da saúde, alimentação balanceada e exercício físico são um dos principais caminhos para melhorar a saúde.
Mas, como anda a saúde bucal da população?
O Brasil é um dos países com o maior número de dentistas do mundo: 375 mil segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO). Por outro lado, mais de 34 milhões de brasileiros adultos já perderam 13 ou mais dentes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2020.
Diversos motivos podem explicar o cenário, como a falta de cuidados de higiene. Escovar os dentes ajuda, entre tantos benefícios, a prevenir a cárie, condição que, ao longo do tempo, pode resultar na perda dos dentes. Vale ressaltar que a escovação eficiente inclui não só o uso da escova e da pasta, mas do fio dental.
Outro provável motivo para o cenário contrastante da saúde bucal no Brasil é a maior concentração de profissionais da odontologia em grandes centros urbanos, dificultando o acesso da população de regiões periféricas e afastadas das capitais.
Julho Neon: em busca de cada sorriso
A Unimed Odonto aderiu a campanha Julho Neon realizando ações direcionadas à conscientização da população sobre a importância dos cuidados de higiene bucal, dos tratamentos odontológicos e da prevenção de doenças.
Como julho é o mês das férias escolares, este foi o período escolhido para disseminar a campanha, especialmente entre as crianças. Já o termo “neon” é usado para representar o brilho dos sorrisos.
Uma das principais frentes de atuação é a disseminação de informação. Seja pelo site, canais de redes sociais ou por meio de suas parcerias, o movimento busca oferecer conteúdos relevantes para que a população realize o autocuidado, além de orientações para a busca de ajuda profissional.
Mais de 15 milhões de brasileiros foram impactados de alguma forma pela campanha. Em 2021, comunidades ribeirinhas do Amazonas receberam 2 mil kits de higiene bucal, em parceria com a ONG Doutores das Águas. Para os próximos anos a proposta é ampliar a distribuição a outras comunidades carentes do país.
Para quem quiser participar basta entrar em contato pelo site da campanha.