Você sabia que há diferença de uso de medicamentos, de acordo com a faixa etária? E que os idosos usam mais medicamentos do que qualquer outro grupo de pessoa? Uma em cada três pessoas, com mais de 60 anos, usa cinco ou mais medicamentos? Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o uso concomitante de quatro ou mais medicamentos (com ou sem prescrição médica) por um paciente é chamado de polifarmácia. A orientação, neste caso, é que você participe ativamente do seu tratamento. É muito importante saber exatamente para que serve os medicamentos e quais os possíveis efeitos adversos.
O envelhecimento traz consigo o aumento de doenças, principalmente as crônicas. Isto acarreta o aumento nas prescrições de medicamentos, tanto na variedade quanto na quantidade. Quando ocorrer dificuldade na leitura dos rótulos de medicamentos e horários de tomadas, solicite a ajuda de um farmacêutico para orientações. Nas consultas sempre leve a relação dos medicamentos que está utilizando, incluindo as ervas medicinais quando em uso.
O uso inadequado de medicamentos pode causar desorientação, tontura e envenenamento, expondo a perigo de danos físicos e doenças, por isso, saber utilizá-lo de forma correta é fundamental.
Intoxicações por medicamentos
Você já ouviu falar sobre intoxicações ou já foi vítima dela? O maior índice registrado no país é derivado da indevida utilização de medicamentos. Por isso, é importante estar atento à utilização correta de remédios, e sempre atendendo a prescrição médica.
Você deve procurar o seu médico, para entender e saber qual a melhor forma de tratamento para o seu quadro, e se preciso consulte um farmacêutico. Não se deve utilizar quantidade e posologia diferente da indicada em, evite se automedicar ou misturar medicamentos, isso pode colocar em risco a sua saúde e causar complicações, também não interrompa os medicamentos sem orientação médica.
O uso de medicamentos de maneira incorreta ou indiscriminada pode trazer, consequências como: reações alérgicas, dependência, falha terapêutica, e até a morte. Entre os riscos mais frequentes da automedicação inclui intoxicação e resistência aos remédios, principalmente antibióticos.
Como armazenar seus medicamentos corretamente?
Quando o assunto é medicamentos, todo cuidado é pouco! Muita gente tem o hábito de manter uma caixinha de medicamentos em casa. Mas você sabia que os medicamentos podem estragar mesmo antes de vencer se não forem guardados de forma segura?
Segue algumas dicas para armazenar corretamente os medicamentos em casa:
- Ao adquirir seu medicamento, solicite ao farmacêutico orientações sobre como guardá-lo;
- Atenção! Mantenha sempre os medicamentos fora do alcance de crianças e de animais;
- Mantenha os medicamentos em sua própria embalagem (caixa) e com a sua bula. Não amasse ou corte as cartelas para não perder suas informações ou mesmo dificultar a identificação;
- É preciso mantê-los longe de lugares como o banheiro, cozinha ou carro, pois eles podem ficar muito quentes, frios ou úmidos ali. Os manipulados, merecem ainda mais cuidados, por serem ainda mais frágeis que os industrializados;
- Mantenha os medicamentos em locais protegidos de insetos e roedores, e longe de alimentos, de produtos químicos e de produtos para limpeza;
- Há medicamentos que devem ser mantidos refrigerados (medicamentos termolábeis); nesse caso, devem ser guardados em caixa plástica fechada, na parte interna da geladeira (nunca na porta) para evitar variações de temperatura;
- Guarde os medicamentos suspensos ou sem necessidade de uso imediato, em local separado dos medicamentos em uso contínuo;
- Para transportar os medicamentos armazenados na geladeira, é necessário utilizar uma caixa térmica ou de isopor com gelo reciclável.
Importante: Não tome medicamentos vencidos e mantenha a receita médica junto aos medicamentos. Achar que medicamentos vencidos ainda são eficazes, além de um enorme engano, pode ser prejudicial à sua saúde.
Consulte um farmacêutico caso observe qualquer mudança no medicamento: cor, mancha ou cheiro estranho ou quando necessitar de quaisquer instruções específicas de armazenamento.
Caso observe algum sintoma indesejado, relate imediatamente ao médico que receitou o medicamento.