Embora seja uma doença considerada rara, o Pênfigo Vulgar, pode causar sérios riscos aos seus portadores, sendo em sua maioria pessoas entre 40 e 60 anos.
O paciente acometido dessa enfermidade autoimune que compromete a saúde da língua apresenta como principal sintoma a presença de bolhas no local e nas mucosas da boca. Quando essas bolhas se rompem, surgem no lugar feridas com bordas irregulares e bastante dolorosas que podem se espalhar pelo corpo.
Além disso, elas podem causar alteração nos exames laboratoriais, havendo correspondência com o diagnóstico de anemia, aumento da proteína C reativa e hipno-tremia.
Mas é importante lembrar que existe tratamento para essa doença, como o uso corticosteroides.
Continue conosco e saiba mais sobre essa doença ainda desconhecida pela maioria das pessoas!
O que causa o Pênfigo Vulgar?
Assim como outras doenças autoimunes, o pênfigo vulgar na língua faz com que o sistema imunológico do paciente combata as próprias células. Ao atacar e destruir tais células, começam surgir as bolhas e feridas, principais características dessa condição.
Mesmo que suas causas ainda não sejam comprovadas, alguns aspectos podem desencadear essa enfermidade, como:
- predisposição genética;
- fatores ambientais;
- estresse;
- picada de insetos;
- viroses.
Como se pega Pênfigo Vulgar
Uma preocupação comum a muitos pacientes que chegam ao consultório é que o pênfigo vulgar seja contagioso, porém, a transmissão para outras pessoas é praticamente nula.
Isso porque a doença não tem origem de nenhum vírus ou bactéria, mas, como foi dito acima, suas principais causas são: predisposição genética, estresse, virose, entre outros.
Contudo, o contato direto com a pele de alguém que esteja com bolhas ou feridas infectadas pode transmitir uma irritação na derme.
Quais os sintomas do Pênfigo Vulgar?
Os sintomas mais comuns do pênfigo vulgar são as bolhas e ulcerações que surgem na língua e na boca.
Entretanto, essas feridas podem surgir na pele, bem como nas mucosas do nariz, esôfago, olhos, ânus e órgãos genitais.
Outra consequência causada é a dificuldade de ingestão, devido à dor provocada pelas bolhas presentes na boca e garganta, que podem levar o paciente a um quadro de desnutrição.
O pênfigo vulgar tem cura?
Normalmente, o tratamento para pênfigo vulgar é indicado por um dermatologista, que utiliza diferentes recursos conforme o diagnóstico. Explicaremos os principais.
Corticóides
Para o alívio dos sintomas nos casos mais leves de pênfigo vulgar, o profissional prescreve hidrocortisona ou prednisona. No entanto, é importante lembrar que o uso desses remédios não pode ultrapassar o período de uma semana.
Imunossupressores
Utilizados em casos mais graves da doença, medicamentos reduzem a atividade do sistema imune. Com isso, há o aumento significativo do risco de infecções. Por esse motivo sua indicação fica restrita a estágios mais graves do pênfigo vulgar e somente com indicação de um médico especializado.
Assim sendo, em caso de suspeita dessa ou qualquer outra doença bucal, não faça jamais uso de medicamentos por conta própria. Procure antes um profissional de saúde de sua confiança.
Antibiótico
Além dos antibióticos, quando há o aparecimento de infecções decorrentes das feridas causadas pelo rompimento das bolhas. Podem ser usados antifúngicos e antivirais para potencializar o tratamento do paciente.
Se mesmo com a combinação de todos esses tipos de medicamentos o paciente não apresentar melhoras, ou estiver desnutrido devido à dificuldade de se alimentar, é recomendada a internação.
Outra alternativa utilizada por alguns médicos para pacientes em estado mais grave é o tratamento com plasmaférese, em que o sangue é filtrado para que os anticorpos que provocam as bolhas e feridas sejam removidos.
O importante e principal é entender que o pênfigo vulgar tem cura, mesmo que seu tratamento possa se estender por meses e até anos.
Para o sucesso do tratamento que prescrevemos, é importante que os pacientes façam sua parte, tomando os seguintes cuidados:
- cuidar das feridas de acordo com as recomendações do profissional da saúde;
- fazer uso de sabonete neutro para que o corpo seja higienizado de forma suave;
- não se expor ao sol, para evitar o surgimento de novas bolhas;
- evitar o consumo de alimentos ácidos ou apimentados, que podem causar irritação nas bolhas da boca;
- deixar de lado as atividades físicas de contato, para evitar que a pele se machuque.
O principal é entender que o Pênfigo Vulgar é uma doença que se não diagnosticada precocemente, pode causar sérios riscos à saúde. Em outras palavras, essa enfermidade pode ser fatal, de forma que é fundamental procurar ajuda médica caso apareçam os sintomas.
Além disso, atente-se às recomendações dos seus médicos e dentistas para uma recuperação completa e sem sequelas.
Doenças raras podem ser mais assustadoras, não é verdade? A ideia de que poucas pessoas pegam acaba reduzindo a quantidade de informações sobre o tema, mas com esse conteúdo você pode sair sentindo-se melhor. Há cura, há tratamento, e você pode melhorar!
Se conhece alguém que lida com esse problema ou mesmo com outras doenças da língua, ou simplesmente quer se proteger em caso de imprevistos, conte com um bom plano odontológico que garantirá o melhor atendimento e cobertura para você!