Se você se preocupa com o seu futuro e o da sua família, e quer estar preparado para enfrentar imprevistos, é importante contar com um seguro de acidentes pessoais, que além da cobertura de morte, possua também a cobertura de invalidez permanente, para que você e sua família tenha amparo financeiro no momento que mais precisarem.
Vamos supor que você seja um dos principais provedores da sua família, você já parou para imaginar as dificuldades que você e a sua família enfrentariam se acontecesse alguma coisa que lhe impedisse de trabalhar? Esperamos que isso nunca aconteça, mas não é melhor se prevenir? Continue lendo este texto para entender melhor o que é e como funciona a invalidez permanente total e parcial.
O que é invalidez permanente?
A invalidez permanente ocorre em virtude de lesão física causada por acidente devidamente coberto pela apólice de seguro, desde que tais lesões sejam insuscetíveis de reabilitação ou recuperação pelos meios terapêuticos disponíveis no momento de sua constatação.
Entende-se como Invalidez Permanente a perda, redução ou impotência funcional definitiva total ou parcial, de um membro ou órgão. Isso significa que a pessoa pode perder completamente algumas funções do corpo ou somente uma parte delas.
Quem contrata um seguro de acidentes pessoais com essa cobertura, quando sofrer invalidez permanente, seja ela parcial ou total, receberá a indenização de acordo com o valor contratado, que dependerá do tipo de invalidez permanente que apresentar e do órgão ou membro afetado.
Dessa forma, a pessoa terá um amparo financeiro para arcar com as suas despesas.
Na esfera pública, a pessoa que ficou impossibilitada de trabalhar também pode solicitar uma aposentadoria por invalidez. No entanto, a maioria dos benefícios concedidos pelo INSS estão ligados a doenças, tais como esclerose múltipla e tuberculose.
O valor da aposentadoria vai depender do tempo que a pessoa contribuiu para a previdência social e do valor dessas contribuições. O valor do benefício também não poderá ultrapassar o teto do INSS.
Veja também: Plano de Aposentadoria: A Melhor Forma de Criar o Seu
Qual é a diferença entre invalidez total e invalidez parcial?
Na invalidez parcial a pessoa perde uma parte das funções ou da mobilidade de um membro ou órgão.
Já a invalidez total ocorre quando a pessoa perde totalmente as funções de um órgão ou membro. Por exemplo: se alguém perde a visão de um olho, isso é considerado uma invalidez parcial. Contudo, se a pessoa perde a visão dos dois olhos, aí já é classificado como invalidez total.
Os seguros de acidentes pessoais cobrem tanto os casos de invalidez total como os de parcial, no entanto, o valor que o segurado vai receber dependerá do tipo de invalidez permanente que ele apresentar e do órgão ou membro afetado.
O que se enquadra na invalidez permanente?
De acordo com a resolução do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), o acidente que pode causar a invalidez é um evento externo, súbito, involuntário, violento e causador de lesão física.
Várias condições que fazem com que a pessoa perca de maneira parcial ou total as funções de um membro ou órgão do corpo humano são classificadas como invalidez permanente, sendo que as mais comuns são:
- perda da visão de um olho ou de ambos os olhos;
- perda total ou parcial das funções dos membros superiores;
- perda total ou parcial das funções dos membros inferiores;
- surdez total de um ou de ambos os ouvidos;
- alterações anatômicas na coluna vertebral.
Como comprovar a invalidez permanente?
Para comprovar a invalidez é preciso passar por uma perícia médica. Após examinar o paciente, o profissional poderá atestar se há invalidez permanente parcial ou total, juntamente com o grau da invalidez.
Já quem recebe aposentadoria por invalidez pelo INSS precisa fazer a perícia médica a cada dois anos.
Quais são os benefícios de ter um seguro de acidentes pessoais da Seguros Unimed?
O seguro de acidentes pessoais é uma garantia de que você e a sua família estarão amparados financeiramente caso ocorra um acidente.
Dessa forma, mesmo que você não consiga exercer a sua atividade profissional você conseguirá pagar as suas contas e manter o padrão de vida da sua família.
Além de garantir que você e a sua família não ficarão desamparados se acontecer algo inesperado, o seguro de acidentes pessoais Premiável da Seguros Unimed oferece opções de assistência para serem contratadas e deixar seu seguro mais completo:
● assessoria profissional;
● assistência residencial;
● Farma Assist — descontos em farmácias credenciadas;
● orientação financeira;
● orientação fitness;
● orientação psicológica.
Entre outras assistências.
Além disso, o seguro de Acidentes Pessoais Premiável oferece aos seus segurados um sorteio mensal no valor de R$10.000,00. Se você quer garantir um futuro mais seguro para a sua família, confira agora o seguro de Acidentes Pessoais Premiável e proteja a si e a quem você mais ama.