Quem nunca viu a clássica cena da criança que vai ao supermercado com os pais e pede tudo o que vê pela frente, das balinhas aos brinquedos? Prevendo o incômodo, muitos resolvem deixar os filhos em casa na hora de abastecer a despensa. Mas, segundo o site Finanças Femininas, este pode ser um ótimo momento para dar algumas aulas de educação financeira.
A primeira coisa a ensinar é a diferença entre o que é necessário e o que é supérfluo. Se existe um plano da família em vista, como uma sonhada viagem de férias, os pais podem aproveitar a oportunidade para mostrar que aquele dinheirinho gasto como uma bobagem terá impacto em algo que é muito mais significativo.
Também vale a pena mostrar por que cada produto está sendo colocado no carrinho: por ser mais econômico, mais saudável, mais nutritivo etc. Explique também que uma embalagem atrativa não é tudo e que é preciso prestar atenção aos detalhes, como quantidades, ingredientes (se são benéficos ou não), entre outras informações.
Na feira, as lições também são válidas. Mostre como os preços variam conforme a estação, o que as ajudará a não desperdiçar no futuro e a comprar somente o necessário. Lembre-se: ainda que você tenha condições de dar a seus filhos tudo que eles precisam e desejam, ensine-os a dar valor ao que tem. Afinal, é preciso prepará-los para a vida e não é entregando tudo de mão beijada que eles vão descobrir o caminho”, diz o artigo. Assinamos embaixo!
Fonte: Finanças Femininas