O dente incluso, também conhecido por não irrompido ou retido, é um dente que ainda não erupcionou por completo. Em alguns casos, os dentes chegam a nascer, mas de maneira parcial, o que é chamado de semi-incluso.
Muitas vezes essa é uma condição assintomática, mas que pode causar sérios danos à saúde bucal. Por isso, é importante entender o que é o dente incluso e evitar problemas!
O que é dente incluso?
Qualquer dente que não erupcione no período adequado, pode ser considerado um dente incluso.
Uma arcada dentária que possui tamanho inadequado para abrigar todos os dentes, não permite que os dentes permanentes erupcionem de maneira correta, por isso eles ficam “escondidos”.
Ao invés de se formarem corretamente, os dentes são formados de forma horizontal ou inclinados, muitas vezes por falta de espaço. Quando o problema aparece na arcada superior, o dente pode se desenvolver no céu da boca.
Essa alteração pode passar despercebida. Afinal, a grande parcela das pessoas com dentes inclusos não sentem dores, são casos assintomáticos. Por outro lado, há quem sinta fortes dores no local.
Quais dentes são mais comumente afetados por esse problema?
A anomalia é comum nos pré-molares superiores e inferiores, dentes do siso, chamados de terceiros molares, e nos caninos superiores e inferiores. Porém, vale destacar que os demais dentes também podem ser afetados.
Causas e riscos dos dentes inclusos
Como dito anteriormente, uma das principais causas é a falta de espaço na arcada dentária, dificultando ou inviabilizando a erupção do dente. Fatores genéticos e hereditários, dentes grandes e resistência do tecido ósseo também possuem relação com dente incluso e impactado.
Assim como pequenos tumores e cistos, dois tipos de barreiras mecânicas, e a perda precoce dos dentes de leite, os grandes responsáveis por deixar o espaço para o crescimento dos permanentes.
Além disso, o dente retido pode desencadear pericoronarite, uma inflamação aguda no tecido gengival que recobre o dente que não irrompeu completamente e é difícil de ser higienizado, por isso o acúmulo de restos de comida é inevitável. A limpeza inadequada da região causa inflamações e infecções.
A pericoronarite é recorrente nos dentes do siso, podendo causar inchaço, fortes dores na região e febre, em casos graves. Geralmente, o paciente fica impossibilitado de abrir a boca para falar e se alimentar.
Mas vamos com calma, pois esse problema tem solução!
Tratamentos para dentes inclusos
Em muitos casos é possível levar o dente para o lugar correto. O tratamento é específico, sempre de acordo com cada caso de dente incluso.
A remoção do dente incluso deve ser feita por um profissional da área, na grande maioria das vezes no próprio consultório.
Quando é possível o posicionamento do dente na arcada,a correção é feita por meio de tracionamento ortodôntico. Por meio do tratamento ortodôntico, cria-se espaço para que o dente seja tracionado por meio de aparato ortodôntico para a posição desejada.
O tracionamento pode ser inviabilizado caso o dente incluso esteja entre as raízes de algum dente.
Por que tratar o dente incluso?
Lembra que a maioria dos pacientes não sentem dores? Eles sentem apenas um leve inchaço ou a ausência do siso. Então por que tratar?
Porque os dentes retidos causam uma série de transtornos para a saúde bucal. A falta de tratamento pode contribuir para o aparecimento de cáries, doenças periodontais, como a gengivite e periodontite, e na aparição de tumores e cistos.
Além disso, pode levar a reabsorção das raízes dos dentes próximos e até mesmo no apinhamento dos dentes, quando eles ficam uns sobre os outros.
Como evitar?
Os cuidados para evitar o dente incluso começam cedo, ainda na infância. Quanto antes for detectado o problema, mais fácil e rápido será o tratamento. Para isso, a criança deve fazer visitas periódicas ao consultório odontológico.
Isso não se restringe apenas aos pequenos, os adultos também necessitam de visitas regulares ao dentista. Como dito acima, o diagnóstico precoce é ideal para um bom tratamento.
Não podemos esquecer da higiene. A boa higiene bucal é fundamental na prevenção de dentes inclusos. A limpeza deve ser feita três vezes ao dia, sempre com o uso de uma escova adequada, pasta de dente e, claro, fio dental, responsável por limpar os lugares mais difíceis.
Portanto, faça a higiene de maneira correta e visite o dentista regularmente. É fundamental manter a rotina de consultas, mesmo se você não sente dores ou incômodos. Conte com a Unimed Odonto para ter acesso aos melhores dentistas com um plano odontológico na medida certa para você e sua família.
Se você quer manter a saúde bucal em dia, mas ainda não tem um plano odontológico, faça já a sua cotação!