A língua tem uma grande área de superfície e muitos espaços pequenos que podem ser preenchidos com bactérias presentes na boca. Essas bactérias produzem toxinas relacionadas ao mau hálito, por exemplo. E você sabe o que pode inibir a halitose e outros problemas? Raspar a língua! A técnica pode parecer estranha, mas bem eficaz. Conheça mais a seguir!
É necessário raspar a língua?
Sim, pois diversos detritos, toxinas, restos de comida, células mortas e a saburra lingual, uma massa esbranquiçada, costumam ficar na parte de cima da língua. Isso pode colaborar para o surgimento do mau hálito.
Além disso, o excesso de saburra contribui para inflamações na gengiva, prejudica o paladar e a produção de saliva. Esses resquícios, que tentaram ser expelidos pelo organismo durante a noite, não se desprendem do dorso da língua sozinhos.
Por que raspar a língua?
Devemos raspar a língua para ajudar a eliminar bactérias e resíduos acumulados. A higiene da superfície previne infecções, cáries e promove a melhora no paladar e até mesmo na digestão.
Vale lembrar que a língua é a porta de entrada para o sistema digestivo. Uma boa digestão auxilia na absorção dos nutrientes e evita a sobra de resíduos alimentares.
A limpeza do órgão muscular ajuda na distinção do amargo e do doce. Assim como nas sensações ácidas e salgadas.
A aparência também é beneficiada com a raspagem. Com a remoção da massa esbranquiçada, a língua volta a ter um aspecto de limpeza.
Falando em limpeza, a raspagem de língua combate o mau-hálito e doenças periodontais. Porém, não substitui a escovação, o método é um aliado das escovas, pastas de dente e fios dentais.
Por fim, a técnica estimula a produção de saliva, líquido responsável por manter a lubrificação da boca, facilitar a gustação, deglutição e mastigação.
Qual a maneira correta de raspar a língua?
É com o uso de raspadores,não é difícil encontrar um raspador à venda, elaborados com cobre, aço inoxidável, os de plástico.
A limpeza dos três tipos citados deve ser com água corrente e sabão.
O objetivo da raspagem é limpar sem machucar. Portanto, o raspador deve ser passado com delicadeza, é preciso ir até um espelho, abrir a boca, colocar toda a língua para fora e raspar as impurezas em direção a ponta.
Em seguida, limpe o raspador de língua a cada passada. O movimento deve ser repetido até que toda a massa seja limpa. Vale reforçar que escovação dos dentes acontece logo após a raspagem, nunca antes.
Raspar a língua ao acordar
Durante o sono, o nosso organismo ativa as funções restauradoras. É nesse momento em que acontece a reparação de tecidos e crescimento muscular, por exemplo. Além disso, ocorre uma espécie de detox, que elimina toxinas, bactérias e restos de alimentos.
Tudo isso está presente na saburra lingual, bem comum logo após uma longa noite de sono. No entanto, essa massa esbranquiçada não é eliminada por completo, ela fica na parte de cima da língua. Desse modo, raspar a língua ao acordar é o melhor jeito para retirar toda a massa produzida durante a noite.
A raspagem deve ser feita antes mesmo de um copo d’água, do café da manhã e de escovar os dentes, língua e bochechas. Além de higienizar, o método não deixa que o organismo absorva as toxinas expelidas.
Quantas vezes por dia devo raspar a língua?
Existem pessoas que raspam a língua três vezes ao dia, de manhã, tarde e noite. Por outro lado, há quem raspe somente na parte da manhã. Conforme dito anteriormente, o ideal é que a raspagem aconteça logo ao acordar, para remover toda a saburra.
Raspar ou escovar a língua?
As técnicas se complementam, e é recomendável raspar e escovar a língua. Sem esquecer da higiene bucal diária, que inclui a escovação cuidadosa de todos os dentes e a aplicação do fio dental.
Existe algum risco em raspar a língua?
Nas primeiras raspagens, não é incomum que surja a vontade de vomitar. E isso tem relação com a estimulação da parte de trás da língua. Para evitar essa sensação de ânsia, comece raspando com cuidado, puxando apenas os resíduos localizados no meio.
Como você pôde ver, raspar a língua ajuda na higiene bucal como um todo. Implemente esse hábito na sua rotina, e colha os resultados milenares da técnica!
Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre a saúde bucal, siga no Blog da Unimed Seguros!