Para uma micro ou pequena empresa, a transformação digital pode parecer um processo complexo e de custo elevado, mas o tema não deve ser analisado a partir dessas premissas. Existem soluções tecnológicas simples e de baixo investimento que são suficientes para revolucionar modelos de negócios.
A grande questão está em entender o que é transformação digital e como ela pode fazer a diferença na sua empresa. Então, vamos começar pelo conceito! Na definição da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a transformação digital é “um processo, por meio do qual as empresas começam a utilizar tecnologias digitais para resolver problemas”.
Durante a pandemia da Covid-19, muitas empresas colocaram esse conceito em prática sem nem perceber que estavam avançando em relação à transformação digital. Os pequenos comércios, que só realizavam vendas em pontos físicos, são os melhores exemplos, pois em pouco tempo precisaram se adaptar aos canais digitais, como marketplaces, e-commerces ou redes sociais.
Parece uma mudança muito sutil, mas só esse primeiro passo já tem grande potencial para levar empresas a outro patamar. Ao ampliar os canais de venda, a marca chega a mais consumidores, aumentando sua área de atuação. Com um bom posicionamento e estratégias bem planejadas é possível melhorar o desempenho do negócio.
A partir do conceito e do exemplo, podemos concluir que a transformação digital não é um fim a ser alcançado, mas um meio para promover o aprimoramento contínuo da organização e que tem a tecnologia como ferramenta para alcançar esse objetivo. O desafio está em conduzir essa jornada de forma estratégica.
Pequenos negócios podem começar a transformação digital colocando em prática o seguinte passo a passo:
- analisar cenários;
- identificar o nível de maturidade digital;
- buscar apoio especializado;
- selecionar tecnologias estratégicas;
- estabelecer um plano de ação.
Confira as principais dicas para aplicar em cada uma das etapas:
Analisar cenários
O ambiente de negócios da empresa é impactado por uma série de fatores internos e externos. Quando esses cenários são avaliados, surgem as percepções que serão determinantes para estabelecer boas estratégias.
Se você já elaborou o plano de negócios, a ideia é refazê-lo, promovendo as devidas atualizações — principalmente em relação às práticas de mercado e ao perfil dos concorrentes, mas sem ignorar os desafios internos.
Caso você nunca tenha elaborado um plano de negócios, essa é uma boa oportunidade para colocar no papel os principais pontos relacionados ao seu empreendimento. Aqui você encontra mais informações sobre o assunto.
Como estamos falando sobre transformação digital, uma dica valiosa é aproveitar essa análise para começar a identificar quais são as principais dificuldades que podem ser solucionadas com recursos tecnológicos. Por exemplo, se você está enfrentando problemas para controlar o fluxo de caixa, pode considerar a adoção de um software de gestão.
Identificar o nível de maturidade digital
O diagnóstico sobre a maturidade digital é uma análise que complementa a anterior e traz inúmeros insights sobre a transformação digital do seu negócio. A boa notícia é que existem métodos conduzidos por instituições renomadas, que são gratuitos e online.
A maturidade digital revela o nível de prontidão tecnológica da sua empresa, ou seja, ela indica se a organização está usando todo o potencial que a tecnologia oferece. O Índice CESAR de Transformação Digital (ICTd) é uma boa referência e foi desenvolvido por um dos principais centros de inovação do País. Na página, é possível responder o questionário online para saber qual é o resultado para o seu negócio.
Mesmo que algumas perguntas não se encaixem na realidade do seu negócio ou segmento de atuação, ainda assim é válido respondê-las e aproveitar para refletir sobre o que pode ser aplicado à sua empresa. Certamente, virão boas ideias.
Buscar apoio especializado
A análise sobre a transformação digital da sua empresa pode ser feita internamente, mas é importante trazer para esse processo pessoas que conheçam as principais soluções tecnológicas disponíveis para o seu mercado de atuação.
O apoio externo também pode trazer esse olhar e, não necessariamente, isso resultará em custos para o seu negócio. A melhor dica, nesse sentido, é participar do projeto Jornada Digital, da ABDI, destinado a micro e pequenas empresas e que também faz uma avaliação sobre a maturidade digital desses negócios.
A Jornada Digital da ABDI vai resultar em orientações sobre os aspectos que precisam ser melhorados em relação à adoção da tecnologia. Para participar, entre em contato pelo e-mail jornadadigital@abdi.com.br.
Selecionar tecnologias estratégicas
Ao chegar nesta etapa, você já deve ter uma quantidade razoável de informações que vão aprimorar suas escolhas. Como já foi citado, a tecnologia não deve ser adotada apenas para acompanhar tendências, mas para solucionar problemas e desafios da sua empresa.
Depois de ter feito as análises sugeridas anteriormente, é momento de identificar quais são as tecnologias que podem ser adotadas no seu negócio. A ideia aqui não é investir nessas soluções, mas listar aquelas que parecem mais promissoras.
Aproveite essa apuração para elencar que tipo de problema cada tecnologia pode resolver, quais são os principais fornecedores dessas soluções e quais são seus custos médios. Esse detalhe vai contribuir para que você tome as melhores decisões de investimento.
Estabelecer um plano de ação
Chegou o momento de agir e transformar insights em estratégia. O recomendado, nesta etapa, é elaborar um plano de ação estabelecendo as tecnologias que serão adotadas e quais objetivos estão associados a elas.
Vale observar que a transformação digital é diferente da digitalização. Isso quer dizer que, apenas mudar a forma como a sua empresa realiza determinado processo — passando do manual para o digital — nem sempre resulta em melhoria. Esse é um ponto importante a considerar. Se a tecnologia vai melhorar a produtividade, a eficiência ou a competitividade do seu negócio, aí sim estamos diante de uma transformação.
Além disso, evite adotar várias tecnologias novas ao mesmo tempo. O ideal é incorporar uma solução e avaliar o resultado obtido com ela. Se houver muitas alterações de processos ocorrendo simultaneamente, talvez essa percepção fique prejudicada.
Outro alerta: entenda o tempo de cada tecnologia. Algumas soluções têm aplicação e resultados imediatos, outras potencializam o desempenho a médio ou longo prazo. Pense, por exemplo, em uma máquina que eleva a capacidade de produção de uma indústria em 50%. Se a fábrica conseguia fazer 100 produtos por dia, passará a entregar ao mercado 150, ao passo que um software de gestão do relacionamento com clientes leva um tempo maior para evidenciar seus benefícios. No decorrer dessa jornada, investimentos serão feitos e, certamente, resultarão na expansão do seu negócio. Lembre-se, portanto, de proteger esse patrimônio. Conheça o seguro empresarial e veja quais são suas vantagens.